Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Segunda-feira, 24 de Junho de 2024
rcwtv
rcwtv

Região

Mais de 200 municípios participam da capacitação do BDMG para projetos sustentáveis

Programa traz treinamento gratuito para gestores públicos em parceria com a agência francesa de desenvolvimento

Lara Cerqueira
Por Lara Cerqueira
/ 189 acessos
Mais de 200 municípios participam da capacitação do BDMG para projetos sustentáveis
BDMG/Divulgação
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Cerca de 300 gestores públicos, incluindo prefeitos, secretários municipais e técnicos de mais de 200 cidades, se inscreveram no Programa de Mobilização dos Municípios para a Sustentabilidade, uma iniciativa conjunta do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) e da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD). A primeira etapa do treinamento gratuito teve início nesta terça-feira, 31 de outubro, com foco em saneamento e tratamento de esgoto.

O presidente do BDMG, Gabriel Viégas Neto, ressaltou a relevância do banco no financiamento de projetos sustentáveis, enfatizando seu impacto positivo direto na vida da população. “O saneamento, a eficiência energética e o tratamento de resíduos sólidos urbanos tornam-se uma necessidade para os municípios mineiros, e o BDMG está desempenhando um papel fundamental nesse processo”, afirmou.

Outros dois treinamentos estão agendados até o final de novembro, abordando resíduos sólidos e energia fotovoltaica. O objetivo é sensibilizar as lideranças municipais de todas as regiões do estado sobre a importância da elaboração e implementação de projetos sustentáveis em suas cidades.

Leia Também:

O treinamento de terça-feira abordou a importância do saneamento para questões ambientais e sociais, bem como o marco legal do saneamento básico, normas e metas de universalização em Minas Gerais, perfil regional e planos municipais.

Um dos inscritos no treinamento, o engenheiro Heytor Pimenta, diretor-geral do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) do município de Formiga, expressou o desejo da cidade em elaborar novos projetos sustentáveis. Ele destacou que "esse treinamento auxiliará no entendimento da elaboração e aprovação de novos projetos sustentáveis, com o objetivo de conseguir investimentos para avançar na implantação de novos sistemas voltados para a melhoria do saneamento em Formiga."

Pedro Heller, doutor em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, e chefe de destinação final de resíduos da Superintendência de Limpeza Urbana de Belo Horizonte, enfatizou a importância de apoiar os municípios em projetos sustentáveis, observando que "saneamento é saúde e qualidade de vida para a população. O curso é uma grande oportunidade para os municípios acessarem financiamento e informações sobre temas tão essenciais para a universalidade do saneamento."

O BDMG tem aumentado ano a ano o financiamento a iniciativas sustentáveis nos municípios. Desde 2019, mais de R$ 160 milhões foram destinados a projetos de saneamento básico, resíduos sólidos e eficiência energética/energia renovável. Somente nos primeiros nove meses deste ano, o banco desembolsou R$ 61,3 milhões para esses projetos, quase três vezes o valor disponibilizado no mesmo período do ano anterior.

-

Mantenha seus amigos informados... Compartilhe esta matéria!

Acesse o nosso site e receba notícias da RCWTV no Whatsapp. Participe do nosso grupo e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site!

Curta e siga nossas redes sociais

#noticiasdejuizdefora, #juizdefora, #rcwtv, #noticiasminasgerais, #pjf, #notíciasemjuizdefora, #notíciasemminasgerais, #noticiasmg

Comentários:
Lara Cerqueira

Publicado por:

Lara Cerqueira

Saiba Mais
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )