A delegação de Juiz de Fora encerrou com chave de ouro a sua trajetória na etapa estadual das modalidades individuais dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG 2026). Durante as disputas realizadas entre os dias 13 e 18 de julho, nas cidades de Belo Horizonte e Betim, os jovens atletas do município conquistaram títulos estaduais, pódios e marcas expressivas, reafirmando a tradição e a força do esporte escolar da Zona da Mata.
Para viabilizar a participação no torneio estadual, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio da Secretaria de Esportes e Lazer (SEL), garantiu toda a logística de transporte, alojamento e suporte operacional para a comissão técnica. A comitiva juiz-forana foi composta por 81 estudantes-atletas (34 no feminino e 47 no masculino), que competiram nas modalidades de atletismo, judô, karatê, natação e tênis de mesa.
Destaques do atletismo e ouros estaduais
A modalidade de atletismo foi um dos grandes motores de medalhas de Juiz de Fora no JEMG, com vitórias marcantes em provas de pistas e campo:
-
Isabella Brandão Borges: Campeã estadual no Pentatlo;
-
Arthur Peterson Bilger: Dobradinha de ouro com títulos estaduais nas provas de 800 metros e 3.000 metros rasos;
-
Laura Maria Santos Andrade: Campeã estadual nos 100 metros com barreiras;
-
Revezamento 4x100m Feminino: Equipe juiz-forana garantiu o lugar mais alto do pódio com a medalha de ouro.
Além dos primeiros lugares, o atletismo local somou diversos vice-campeonatos e medalhas de bronze em provas de velocidade, saltos, lançamentos e arremessos.
Quadro de Destaques e Medalhas de Juiz de Fora no JEMG 2026:
│
├─► Karatê ───────► Antônio Henrique Brion Caitano (Ouro no Kumite -63kg e Prata no Kata)
│ Ricardo Leal Dutra (Bronze no Kata)
├─► Tênis de Mesa ─► Isabela do Carmo Fernandes (Medalha de Prata no Feminino)
├─► Judô ─────────► Sete medalhas de bronze (Maria Clara, Maria Eduarda, Enzo Gabriel,
│ Sérgio Guilherme, Arthur Gomes, Maria Fernanda e Giulia Mara)
└─► Natação ──────► Atletas finalistas entre os melhores índices técnicos do Estado
Formação esportiva e base cidadã
A Secretaria de Esportes e Lazer (SEL) ressaltou que a performance positiva é fruto do trabalho integrado entre a rede escolar pública e privada, treinadores, núcleos de formação e famílias. Mais do que a busca por troféus, o incentivo às etapas do JEMG atua como ferramenta pedagógica de inclusão social, saúde e descoberta de novos talentos para o desporto nacional.
A lista completa com o boletim oficial de classificação de todos os competidores locais pode ser consultada no

Comentários
Para comentar realize o login em sua conta!
Login Cadastre-se