Segunda- Feira (12/08) foi um dia marcante para a educação do Estado de Minas Gerais. Dando início ao Agosto das Juventudes, a ação do Governo de Minas em parceria com a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), celebrou o Dia D Busca Ativa Escolar.
Com o tema “Lugar de Estudante é na Escola", o evento é uma novidade na programação da SEE/MG. Com o objetivo de engajar a comunidade para a causa da educação e promover a luta contra o abandono escolar, se destaca como um reforço eficaz quanto a importância da permanência dos estudantes nas salas de aula.
O secretário de Educação do Estado, Igor de Alvarenga, frisou a relevância da ação e da participação de toda a comunidade escolar.
“Neste dia, todas as nossas escolas estaduais estão desenvolvendo ações para que esses estudantes voltem para a escola, porque lugar de criança é dentro da escola”, ressaltou o secretário.
“É isso que queremos, que todos nossos alunos possam frequentar e ter o seu direito à aprendizagem e permanência nas escolas, para que possamos ter uma educação com ainda mais qualidade”, afirmou Igor de Alvarenga.
Atividades escolares
O Dia D Busca Ativa Escolar conta com uma série de atividades programadas como: mutirões de busca ativa, passeios ciclísticos, passeatas, caminhadas, gincanas, mostras escolares, e outras iniciativas que tem o objetivo de reforçar a permanência das crianças na escola e destacar o papel da educação na formação pessoal e social.
O secretário de Estado de Governo, Gustavo Valadares destaca: “O que queremos com isso aqui no estado? Trazer toda a nossa criançada para dentro das escolas. Aqueles que pararam de estudar, queremos que voltem a estudar. E aqueles que estão na escola, que continuem na escola. É o momento de mostrarmos que em Minas o lugar da criança e dos jovens é na escola”.
A Escola Estadual Professor Clóvis Salgado, em Cataguases, deu início às atividades do Dia D Busca Ativa Escolar na sexta-feira (9/8).
Estudantes do 9º ano, acompanhados por professores e pela gestão escolar, distribuíram cartazes informativos nos bairros próximos, convidando a comunidade a participar.
Nesta Segunda-Feira (12/08) os alunos realizaram serenatas nas casas dos colegas, entregando café da manhã e um convite pessoal para que retornem às aulas, destacando de forma acolhedora a importância da presença escolar.
A participação dos Conselhos de Representantes de Turma, formados pelos próprios estudantes, é fundamental no planejamento e desenvolvimento das ações do Agosto das Juventudes, em parceria com professores e a gestão escolar.
Protagonismo juvenil
Os estudantes desempenham um papel central no Agosto das Juventudes, organizando uma série de eventos ao longo do mês, além do Dia D Busca Ativa Escolar.
Eles lideram atividades e projetos que promovem a educação e a cultura, assumindo responsabilidades importantes.
A programação inclui palestras com especialistas, debates sobre questões sociais, oficinas de argumentação, e campanhas de sensibilização sobre engajamento social.
Também estão previstos teatros, produções audiovisuais e concursos culturais, oferecendo aos alunos oportunidades de reflexão e expressão artística.
Agosto das Juventudes
O Agosto das Juventudes, promovido pela SEE/MG desde 2021 e conforme a Lei nº 22.413/2016, celebra o Dia do Estudante e a Semana Estadual das Juventudes.
Em 2024, o foco está no protagonismo juvenil e na participação social, ressaltando o papel dos jovens na construção de uma sociedade mais justa e democrática.
A SEE/MG conta com parcerias e projetos como o Programa de Iniciação Científica na Educação Básica (Iceb) e o Conselho de Representantes de Turma, que apoiam as atividades do mês.
Essas iniciativas proporcionam aos estudantes oportunidades para aprofundar seu conhecimento e engajamento em questões sociais e políticas.
Busca Ativa
O Busca Ativa visa reintegrar estudantes infrequentes, combatendo o abandono e a evasão escolar. Para isso, identifica faltosos, mobiliza responsáveis, aciona redes de assistência e acolhe alunos que se sentem excluídos da escola.
Orientado pelo Plano de Enfrentamento ao Abandono e à Evasão Escolar, o programa busca alunos com mais de 25% de faltas e aborda diversos fatores de infrequência, como desinteresse, problemas pessoais e de convivência. As ações são organizadas para alcançar todos os estágios da evasão escolar.
“Agora que o aluno foi identificado, a escola vai providenciar o devido acolhimento, com acompanhamento sistemático e aulas de reforço, para que ele possa acompanhar seus colegas, se sentir acolhido e querido, e garantir que sua trajetória escolar seja de sucesso”, afirma a subsecretária de Articulação Educacional da SEE/MG, Cláudia Lara.
Desde 2019, o Busca Ativa tem sido eficaz na reintegração de estudantes. No primeiro ano, cerca de 15 mil estudantes foram reintegrados ao sistema educacional. Em 2020, esse número teve um crescimento acentuado, alcançando mais de 30 mil alunos. Em 2023, mais de 65 mil estudantes foram reintegrados, marcando um aumento contínuo desde o primeiro ano do programa.
Diálogo com a juventude
No dia 19/8, a SEE/MG realizará a live "Juventude e Participação Social", destacando o papel dos jovens na transformação da sociedade e da democracia. A transmissão será às 9h30 no canal do Youtube Estúdio Educação MG.
Se você achou esta matéria interessante e relevante, compartilhe com seus amigos e familiares.
Para receber as principais notícias do dia na palma da mão, participe do nosso grupo no WhatsApp. Lá você terá acesso a atualizações em tempo real. Não perca tempo, junte-se a nós agora.
Comentários: