Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Sexta-feira, 12 de Julho de 2024
rcwtv
rcwtv

Cultura e Entretenimento

Governo de Minas inicia celebração do centenário de Fernando Sabino

Homenagem ao escritor mineiro se estenderá por um ano

Lara Cerqueira
Por Lara Cerqueira
/ 168 acessos
Governo de Minas inicia celebração do centenário de Fernando Sabino
Divulgação
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), inaugura oficialmente o Ano de Fernando Sabino, uma comemoração nacional em homenagem ao centenário do renomado escritor mineiro, que se estenderá de outubro de 2023 a outubro de 2024. Essa iniciativa faz parte do programa Minas Literária, que tem como objetivo promover a leitura e fortalecer a indústria do livro, gerando empregos e impulsionando a economia criativa.

A cerimônia de abertura do Ano de Fernando Sabino acontecerá na Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, em Belo Horizonte, no dia 11 de outubro, um dia antes do que seria o 100º aniversário de Sabino, que nasceu em 12 de outubro de 1923. Às 19h, será realizada uma solenidade que contará com a presença de Bernardo Sabino, filho do escritor e presidente do Instituto Fernando Sabino.

A programação na Biblioteca incluirá duas exposições, um cortejo musical, espetáculos, oficinas e a exibição de um documentário. As atividades começarão pela manhã, às 9h, com a abertura da exposição "O Encontro Marcado na Hemeroteca Histórica: 100 anos de Fernando Sabino", no 3º andar do prédio principal da Biblioteca, localizado na Praça da Liberdade. Essa mostra apresentará jornais e revistas históricos relacionados ao escritor até 17 de novembro.

Leia Também:

A segunda exposição, intitulada "Encontro Marcado com Fernando Sabino", será inaugurada durante a solenidade às 19h, no 2º andar do prédio, no Hall das Coleções Especiais. Essa coleção apresentará livros autografados pelo multifacetado artista, que não apenas escreveu, mas também dirigiu cinema, atuou como jornalista, foi baterista de jazz e até nadador.

As comemorações continuarão em 12 de outubro, dia do nascimento de Fernando Sabino. Nessa data, o Governo do Estado e o Instituto Fernando Sabino promoverão uma série de atrações gratuitas para agradar a públicos de todas as idades.

Às 10h, na Praça da Liberdade, haverá um cortejo musical com a Charanga POP, liderada pelo talentoso trompetista João Vianna, que apresentará clássicos do pop-rock nacional e internacional, conduzindo o público até a Biblioteca Pública Estadual. Às 11h, no Circuito Liberdade, a Cia Conta Contos apresentará o espetáculo "O menino Sabino", que combina músicas, brincadeiras e interatividade, inspirado nas obras e personagens marcantes de Fernando Sabino.

À tarde, às 14h, a oficina "Sabino Menino", conduzida por Jacqueline Luana, levará as crianças a experimentarem as brincadeiras vividas pelo jovem Fernando, conforme relatado no livro "O Menino no Espelho", celebrando a literatura infantojuvenil e a magia das histórias do autor belo-horizontino.

Logo após, Mestre Amâncio apresentará "Reciclando Sabino", um espetáculo com intervenções do renomado diretor Jodele Larcher, um dos principais nomes da arte digital brasileira, que realizará projeções gigantes em homenagem aos cem anos de Fernando Sabino.

Para o público adulto, o Teatro da Biblioteca exibirá o documentário "Encontro Marcado com Fernando Sabino", dirigido por Bernardo Sabino, além de 17 curtas-metragens inspirados em contos e crônicas do autor. A exibição ocorrerá das 14h às 17h, com entrada gratuita.

Serviço:

Exposição “O Encontro Marcado na Hemeroteca Histórica: 100 anos de Fernando Sabino”
Período expositivo: De 11 de outubro a 17 de novembro de 2023
Horário: De segunda a sexta, das 9h às 17h
Local: Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais - Hemeroteca Histórica de Minas Gerais
Endereço: Praça da Liberdade, nº 21, 3º Andar

 

Exposição “Encontro Marcado com Fernando Sabino”

Data de abertura: 11 de outubro de 2023, às 19h
Período expositivo: De 16 de Outubro a 8 de dezembro de 2023
Horário: De Segunda a Sexta, das 8h às 18h
Local: Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais - Hall das Coleções Especiais 
Endereço: Praça da Liberdade, nº 21, 2º Andar

-

Mantenha seus amigos informados... Compartilhe esta matéria!

Acesse o nosso site e receba notícias da RCWTV no Whatsapp. Participe do nosso grupo e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site!

Curta e siga nossas redes sociais

#noticiasdejuizdefora, #juizdefora, #rcwtv, #noticiasminasgerais, #pjf, #notíciasemjuizdefora, #notíciasemminasgerais, #noticiasmg

Comentários:
Lara Cerqueira

Publicado por:

Lara Cerqueira

Saiba Mais
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )