Aguarde, carregando...

Quinta-feira, 25 de Junho 2026
Carregando jogos...
Minas Gerais

Governo de Minas anuncia investimento de R$ 48 milhões para custeio do transporte de pacientes

Recursos do programa Transporta SUS-MG vão auxiliar municípios na operação de micro-ônibus para exames e consultas eletivas

Talia Santana
Por Talia Santana
Governo de Minas anuncia investimento de R$ 48 milhões para custeio do transporte de pacientes
Dirceu Aurélio / Imprensa MG
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O governador Mateus Simões anunciou, na tarde desta terça-feira (07/04), um investimento inédito de R$ 48 milhões para o custeio do transporte eletivo de pacientes em Minas Gerais. O anúncio foi realizado em Belo Horizonte, durante o Conexão Minas-Saúde 2026, o maior evento de saúde pública do estado, que reúne gestores e técnicos entre os dias 07/04 e 09/04.

A medida marca uma mudança na política do programa Transporta SUS-MG. Até então, o Estado era responsável apenas pelo repasse de recursos para a compra dos veículos. Com a nova determinação, o governo passará a investir na operação do serviço, destinando R$ 24 milhões em 2026 e outros R$ 24 milhões em 2027. O objetivo é aliviar o caixa das prefeituras, que antes arcavam sozinhas com despesas como combustível e manutenção.

Fortalecimento dos Consórcios

Publicidade

Leia Também:

Os recursos serão transferidos diretamente aos consórcios intermunicipais de saúde. Segundo o governador, a garantia do custeio assegura que o paciente chegue ao local de atendimento em veículos modernos e seguros. Desde a criação do Transporta SUS-MG em 2022, o Estado já destinou mais de R$ 409 milhões para a aquisição de 684 micro-ônibus, que operam em diversas regiões mineiras desde 2024.

O secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, destacou que a iniciativa evita que os municípios utilizem veículos sem manutenção adequada para o transporte de pacientes. A política visa reduzir as desigualdades regionais, facilitando o deslocamento para consultas e procedimentos realizados fora do município de residência, conforme a pactuação de cada região.

Conexão Minas-Saúde 2026

O evento onde ocorreu o anúncio é promovido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) em parceria com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-MG). A programação foca na integração entre os entes federativos e na disseminação de boas práticas de gestão. Painéis técnicos e debates sobre financiamento e organização da rede de assistência compõem a agenda, buscando aumentar a resolutividade do sistema público de saúde em Minas Gerais.

 Acesse rcwtv.com.br e entre no nosso grupo de WhatsApp para receber atualizações diretamente no seu celular.

FONTE/CRÉDITOS: GOVERNO DE MINAS GERAIS

Comentários

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado, inclusive nas esferas civil e penal. Este site não se responsabiliza pelas opiniões de terceiros. Ao comentar, você concorda com os Termos de Uso e Privacidade.
Talia Santana

Publicado por:

Talia Santana

Repórter na RCWTV – Rede de Canais Web. Focada em repassar informações de interesse público, de modo imparcial e acessível.

Saiba Mais

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp RCWTV
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR