Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Sexta-feira, 12 de Abril de 2024
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Negócios

Governança Corporativa: entenda o conceito e importância dessa prática

Entenda um pouco mais sobre governança corporativa.

Guia de Investimento
Por Guia de Investimento
Governança Corporativa: entenda o conceito e importância dessa prática
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Governança Corporativa diz respeito a processos, leis e costumes que orientam a maneira com que uma empresa é administrada.

Muitos profissionais evitam falar sobre governança corporativa porque acreditam que se trata de um assunto complexo, no entanto, a verdade é que ele é essencial para o sucesso do negócio.

Só que ele também está muito além de criar, registrar e documentar procedimentos e normas aplicadas dentro da corporação. Existe muito mais que precisa ser compreendido para que a governança corporativa realmente seja feita.

Leia Também:

O fato é que saber administrar uma empresa é essencial para que ela possa se manter competitiva e sustentável no mercado em que atua, corresponder às demandas dos consumidores e entregar uma solução de qualidade.

Uma boa administração também é essencial para aproveitar melhor os recursos financeiros, evitar equívocos em relação aos investimentos e proceder sempre da melhor forma para o crescimento dos negócios.

A governança corporativa ajuda muito nesse sentido, mas para extrair todo o seu potencial, é indispensável conhecê-la mais a fundo.

O papel do gestor é compreender o conceito de governança corporativa, seus princípios de aplicação, os benefícios que oferece e sua importância, pois só assim vai colocá-la em prática, e este artigo vai abordar todos os tópicos de interesse.

Entendendo a governança corporativa

De acordo com o IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa), esse conceito define um sistema que permite usado para dirigir empresas, monitorá-las e incentivá-las, envolvendo para isso:

Relacionamento entre os sócios;

Conselho de administração;

Diretoria;

Órgãos de fiscalização;

Controle.

Essas e outras práticas fazem parte da governança corporativa e ajudam a fortalecer a empresa, alinhando os interesses do negócio, de seus sócios, diretores, acionistas e outras pessoas envolvidas.

Por meio dela, uma empresa que produz rack com painel madeira consegue conciliar esses interesses aos órgãos de regulamentação e fiscalização.

A governança mostra a direção que a companhia deve seguir para que alcance os resultados almejados. Isso é muito importante, porque quando nasce um novo negócio, o empreendedor concentra nele mesmo todas as tarefas administrativas.

Só que conforme a organização cresce, outras pessoas começam a fazer parte dela, como no caso de sócios, acionistas, gerentes e diretores, e é exatamente esse crescimento que exige a governança corporativa.

Essa prática é fundamentada na Teoria da Agência, que cuida das relações que acontecem entre os principais agentes, como os donos do negócio.

Nesse processo, também existem os agentes que são contratados por eles para administrar a companhia e cuidar de seus interesses, mas nem sempre as coisas acontecem dessa forma.

A grande questão é que os administradores também possuem suas demandas e isso leva a deslizes por vários motivos. A boa notícia é que uma empresa terceirizada de limpeza e segurança consegue evitar e contornar os deslizes.

Princípios de aplicação

A governança corporativa se baseia em 4 princípios que fazem parte do Código de Boas Práticas de Governança Corporativa. Se ele for adotado corretamente, ajuda a aumentar a confiança interna e externa.

O primeiro princípio é a transparência, relacionada à entrega frequente de informações para todos os stakeholders. Todo tipo de informação é disponibilizada, tanto os dados obrigatórios quanto os materiais que interessam aos envolvidos.

Diversos materiais relacionados à gestão corporativa do negócio, como informes financeiros, são trabalhados para melhorar a tomada de decisão e outros assuntos relacionados aos valores da corporação.

O segundo princípio é o da equidade que garante tratamento justo para todas as partes dentro da companhia. Isso independe de posição, cargo ou nível de participação, pois todos são tratados de forma igual.

O terceiro princípio é a prestação de contas, visto que os responsáveis devem prestar contas regularmente, sempre de maneira objetiva e que permita a compreensão sobre a movimentação financeira e econômica.

Além do mais, todos assumem suas responsabilidades e estão cientes sobre as consequências de seus atos. Por fim, o quarto princípio é a responsabilidade corporativa.

Dentro de uma clínica que oferece terapia ocupacional domiciliar, seu objetivo é proteger o sistema e o ambiente em que a organização está inserida, considerando elementos importantes como:

Capital intelectual;

Financeiro;

Social;

Capital manufaturado;

Reputação;

Capital humano;

Características ambientais.

Tudo isso é considerado em curto, médio e longo prazos, fazendo com que a corporação tenha acesso a uma série de benefícios.

Vantagens da governança corporativa

A governança corporativa traz uma série de benefícios para as organizações, entre eles o fato de encorajar um comportamento positivo por conta de políticas e processos bem delineados.

Isso forma um conselho de diretores e gerentes capazes de manter a cultura de conformidade e oferecer suporte para a melhoria dos resultados.

Também é uma ação que melhora as tomadas de decisão, pois não existem dúvidas de que uma boa governança ainda possibilita o acesso à informação e uma boa comunicação entre todas as partes interessadas nos resultados.

Para uma clínica de testes de leishmaniose é uma forma de reduzir os custos, além de ser vista como estável, confiável e capaz de reduzir riscos. Consequentemente, consegue empréstimos com juros mais baixos e atrai investidores.

Outra facilidade é que possibilita planejamento estratégico, trazendo acesso rápido às informações, bem como estabelece comunicação com a administração para formular estratégias bem-sucedidas.

A governança corporativa também tem a capacidade de tornar a companhia mais forte e perene, visto que um dos principais benefícios de estruturar essa prática é a possibilidade de manter a estabilidade e resiliência em situações adversas.

Mas os benefícios vão muito além, uma vez que esse processo traz visão estratégica e objetiva, aumenta a resiliência diante de crises, traz mais competitividade, aumenta a visibilidade no mercado e ajuda a atrair investidores.

Para uma empresa que faz serviço de usinagem CNC, ela também é vantajosa porque aumenta o acesso ao capital e valoriza o negócio.

Importância da governança corporativa

Ao contrário do que alguns gestores acreditam, a governança corporativa não deixa a empresa mais burocrática, muito pelo contrário. Ela é muito útil para aprimorar os processos de administração, de modo que se tornem imparciais e objetivos.

Os interesses dos colaboradores estarão sempre alinhados aos interesses dos proprietários do negócio e da sociedade como um todo. Isso faz com que as estratégias se tornem mais seguras e sejam seguidas por todos.

Tudo isso é muito bom para promover uma cultura positiva dentro da corporação, e isso acontece porque a prática forma um conjunto de regras que norteiam as decisões dentro da companhia.

Também auxilia na transparência das ações praticadas, algo que aumenta a credibilidade do negócio e ajuda a alcançar resultados muito maiores.

Para um fabricante de fachada de vidro para varanda, é uma forma de prevenir erros ou fraudes, uma vez que as regras implantadas na organização tornam os colaboradores mais conscientes sobre as situações e erros que encontram no dia a dia.

Eles também terão mais facilidade para eliminar qualquer possibilidade de fraude ou problemas no futuro.

Trabalhar com governança corporativa também é muito importante para valorizar a imagem da corporação. Isso acontece porque ela mostra que possui ética, o fato de ser confiável, além de promover bons valores.

A empresa mostra para o mercado que segue princípios básicos para uma governança bem trabalhada e isso vai melhorar sua reputação.

No mais, a partir do momento em que o negócio segue princípios fundamentais sobre transparência e prestação de contas, conquista uma boa reputação e mais credibilidade. Como resultado, também terá mais visibilidade e atrairá investidores.

Para uma clínica especializada em cirurgia em olho de cachorro, implementar um sistema de governança corporativa transforma toda a gestão. Mesmo que o processo pareça um pouco complexo, é o melhor caminho para crescer com sustentabilidade.

A companhia também garante sua integridade no mercado ao longo do tempo, visto que os processos internos trazem uma grande variedade de possibilidades que representam soluções para problemas que a organização enfrenta.

Trata-se de uma estratégia de gestão muito eficiente, principalmente para os negócios que estão em processo de expansão ou que querem padronizar as atividades.

Além do mais, esse tipo de gestão pode ser implementado por qualquer tipo de negócio, independentemente de seu segmento, desde uma indústria até uma empresa especializada em laudo PPRA.

Considerações finais

Muitos gestores estão em uma busca constante para melhorar os processos de gestão dentro da empresa, e o propósito por trás disso é permitir que o negócio cresça e conquiste novos horizontes em seu mercado de atuação.

Só que nessa busca muitos erros podem ser cometidos e é justamente nesse momento que os problemas começam a aparecer.

A governança corporativa é a melhor opção porque ela se baseia na transparência e é capaz de otimizar os processos internos, de acordo com a capacidade e os objetivos do negócio.

Aplicá-la com base em seus princípios permite que a organização chegue aonde quer e ainda consiga melhorar sua reputação e imagem.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Comentários:
Guia de Investimento

Publicado por:

Guia de Investimento

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais
rcwtv
rcwtv

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )