Na última quarta-feira (24), o governador Romeu Zema participou das atividades do programa Geração Esporte na cidade de Vargem Alegre, localizada no Vale do Rio Doce.
Desenvolvido pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG) e da Subsecretaria de Esportes (Subesp), o programa visa implantar núcleos esportivos para promover a prática de quatro esportes coletivos (basquete, futsal, handebol e vôlei) e outras atividades diversificadas para estudantes de 6 a 17 anos em diversos municípios mineiros.
O governador expressou sua satisfação com a iniciativa, destacando a importância de acompanhar de perto programas como o Geração Esporte. Zema ressaltou a relevância do diálogo direto com a população, destacando que essa abordagem tem contribuído para a gestão estadual.
Desde o início do programa em 2019, Vargem Alegre recebeu um investimento de R$ 146 mil por parte do Governo de Minas, destinado à aquisição de materiais esportivos, uniformes, contratação de profissionais de educação física e estagiários, entre outros gastos para garantir o pleno funcionamento dos espaços e a prática das atividades esportivas.
O professor de educação física e coordenador do programa no município, Otávio Pedro de Alcântara, destacou que o Geração Esporte é uma oportunidade para melhorar a qualidade de vida de crianças e jovens, especialmente após o período de isolamento causado pela pandemia. Ele enfatizou os benefícios da participação no esporte, como a melhoria na coordenação motora e na sociabilização.
Atualmente, o programa beneficia cem jovens estudantes em Vargem Alegre. Alunos como Pierre Rocha da Silva, de 11 anos, incentivam a continuidade do projeto. “Eu estou muito feliz e quero que o projeto siga em frente e dê muito certo. Foi muito bom ter o governador aqui hoje. Agora é continuar praticando esporte. E eu acho ótimo, pois tira a gente do telefone e brincamos muito aqui”, afirmou.
A participação de Vargem Alegre no Geração Esporte decorre da seleção realizada conforme o Edital Sedese Nº 06/2021, que contemplou 29 municípios de Minas Gerais interessados em executar o programa por um período de 24 meses. O convênio formalizado abrange o pagamento dos profissionais envolvidos, aquisição de materiais e outras responsabilidades previstas no guia do programa.
Geração Esporte
O Governo de Minas já investiu R$ 17 milhões no Geração Esporte, destinados a viabilizar 127 núcleos formalizados pelos editais de 2019, 2020, 2021 e 2022. Para 2023 (com execução em 2024), a estimativa de orçamento é de R$ 7 milhões, destinados à aquisição de materiais esportivos e contratação de profissionais.
Atualmente, estão vigentes 82 núcleos formalizados, referentes aos editais de 2021 e 2022, com capacidade para atender até 7.280 jovens estudantes. Em 2024, 22 municípios do cadastro de reserva serão convocados a receberem os benefícios da ação, priorizando os que integram o Percursos Gerais. O programa Percursos Gerais: Trajetória para Autonomia faz parte da estratégia do Governo de Minas Gerais para reduzir as formas de vulnerabilidade social nos municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M).
Educação
Além das atividades esportivas, o governador Romeu Zema conferiu melhorias realizadas na Escola Estadual Dr. José Augusto, em Entre Folhas, premiada pelo Programa de Iniciação Científica da Educação Básica (ICEB) e considerada a terceira melhor escola pública do estado em média no Enem de 2022. Zema vistoriou a cobertura do pátio central, reformada e concluída em março de 2023, com investimento de R$ 124,6 mil. Ele entregou notebooks aos estudantes e destacou o desempenho dos alunos, enaltecendo o trabalho da direção da escola.
A diretora da E.E. Dr. José Augusto, Eleni de Oliveira Gonçalves, compartilhou a fórmula do sucesso acadêmico observado entre os cerca de 500 estudantes matriculados, destacando a importância de projetos que visam trabalhar a autonomia dos alunos e o protagonismo deles. “Nossa escola está equipada, as salas de aula têm os materiais necessários e nós aproveitamos todas as oportunidades, como os projetos, em que buscamos trabalhar a autonomia dos nossos alunos e o protagonismo deles, juntamente com a motivação dos nossos profissionais. O que nos impulsiona são os rumos dos nossos alunos e onde eles querem chegar", pontuou.
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