Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Sexta-feira, 14 de Junho de 2024
rcwtv
rcwtv

Região

Emater patrocina agricultores em Minas

Ajuda engloba doação de tratores

Simone Carvalhal
Por Simone Carvalhal
/ 138 acessos
Emater patrocina agricultores em Minas
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

BELO HORIZONTE (17/10/23) - A Emater-MG, empresa pública vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), tem se empenhado não só para levar novos conhecimentos aos produtores mineiros como também tem buscado formas de possibilitar o acesso dos agricultores familiares a novos equipamentos, que facilitam o dia a dia da atividade rural. Dentro dessa proposta, na terça-feira (dia 17/10), foram entregues 87 itens (tratores agrícolas com implementos, microtratores com enxada rotativa e furgões) para prefeituras e associações do setor, numa parceria com a Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

No total, foram entregues 12 tratores agrícolas com implementos, 60 microtratores com enxada rotativa e três furgões. Os veículos e equipamentos beneficiarão 68 municípios de várias regiões mineiras e terão uso exclusivo em projetos voltados para o atendimento da agricultura familiar, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do setor agropecuário mineiro.

Eu gostaria destacar a importância dessa parceria município, deputados e Emater-MG. Pode parecer um benefício pequeno, mas para aquele agricultor raiz que está lá na terra, e nós temos hortas comunitárias, é muito importante. Temos o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) e o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos). Com certeza esses equipamentos vão ser de grande valia para os nossos agricultores”, ressaltou a secretária de Agricultura de Mirabela, Joana Nascimento.

Leia Também:

Participação popular

Os recursos usados na aquisição dos bens somam cerca de R$ 5,69 milhões de reais e são provenientes de emenda parlamentar estadual, destinada pela Comissão de Participação Popular da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. A comissão é atualmente composta pelos deputados estaduais: Marquinho Lemos (presidente), Ricardo Campos (vice-presidente), Leleco Pimentel, Dr. Jean Freire e Elismar Prado. “A maioria dos membros da comissão sempre joga em prol da agricultura por vários motivos. O primeiro deles é porque nós não devolvemos nenhum tostão da verba nos dois últimos anos. Tudo foi realizado ou está em andamento. Nas audiências que virão, eu direi: podem jogar na agricultura que dá certo e chega ao produtor”, assegurou o deputado Marquinho Lemos.

O diretor Administrativo e Financeiro da Emater-MG, Cláudio Augusto Bortolini, diz que é o terceiro ano consecutivo que a Emater-MG trabalha com a Comissão de Participação Popular. “A escolha dos itens adquiridos começa em uma reunião popular. A comunidade apresenta suas prioridades e essa definição é levada muito a sério pelo Governo de Minas, prefeitos, vereadores e extensionistas da Emater-MG, que fazem os projetos. Por meio da parceria de todos, a proposta se concretiza e de fato chega para os agricultores”, explica Bortolini.

A Emater-MG completa 75 anos de assistência aos produtores mineiros no dia 6 de dezembro. A empresa tem convênio com 811 municípios do Estado, mais de 95% de cobertura, beneficiando anualmente mais de 300 mil produtores rurais com assistência técnica e extensão rural, públicas. Só em 2022, foram cerca de dois milhões de atendimentos prestados a agricultores familiares e suas organizações. A empresa desenvolve diversas ações no Estado, voltadas tanto para a promoção de práticas produtivas sustentáveis, como para a implementação de práticas de conservação e recuperação ambiental.

O evento de entrega simbólica dos equipamentos ocorreu na sede da Emater-MG, em Belo Horizonte, e contou com a presença do assessor especial da Secretaria de Estado de Governo, Cristiano Souza Lana; do chefe de gabinete da Seapa, Rodrigo Carvalho Fernandes, de prefeitos, vereadores e representantes de entidades de classe.

 

Gostou da matéria? Compartilhe com os amigos!

Acesse o nosso site

https://www.rcwtv.com.br/

Receba notícias da RCWTV no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site! Participe do nosso grupo:
https://chat.whatsapp.com/EeSJvQx8kVA3J3kMmSevMw

Curta e siga nossas redes sociais!

 

Comentários:
Simone Carvalhal

Publicado por:

Simone Carvalhal

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )