Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Terça-feira, 27 de Fevereiro de 2024
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Região

Emater-MG conclui doação de sementes de feijão para municípios castigados pela seca de 2023

Sementes irão beneficiar mais de 12 mil famílias de agricultores familiares

Marcus Macedo
Por Marcus Macedo
Emater-MG conclui doação de sementes de feijão para municípios castigados pela seca de 2023
Emater-MG/Divulgação
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Emater-MG finalizou a distribuição de sementes de feijão para cidades impactadas pela seca em 2023, com a última entrega em Paracatu, Noroeste de Minas, na segunda-feira (29/1). A ação, iniciada em 17 de janeiro, visa auxiliar mais de 12 mil famílias de pequenos agricultores em 254 municípios das regiões Norte, Noroeste, Central, e vales do Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce.

As sementes, doadas às prefeituras, foram distribuídas em 13 reuniões regionais, facilitando a logística. Cada prefeitura define os critérios para selecionar os agricultores beneficiados, com apoio da Emater-MG.

Otávio Maia, presidente da Emater-MG, destacou que a escolha do feijão se deve ao seu ciclo de cultivo curto (75 dias) e potencial produtivo. Cada família recebeu 10 quilos de sementes, capazes de gerar cerca de 600 quilos de feijão na primeira safra, incentivando um ciclo virtuoso de segurança alimentar e geração de renda.

Publicidade

Leia Também:

A Emater-MG sugere o plantio durante o período chuvoso (fevereiro e março), permitindo até três safras por ano. Com isso, as famílias poderiam gerar uma renda significativa ao vender parte da produção, enquanto utilizam o restante para consumo e replantio.

Dona Idete Ramos Walquer, de Teófilo Otoni, e Rui de Albuquerque, de São João da Lagoa, expressaram gratidão pela iniciativa. A expectativa é de que as chuvas recentes contribuam para uma colheita farta, ajudando a recuperar as perdas causadas pela seca anterior.

 

Seleção dos municípios

Os municípios beneficiados foram selecionados conforme a situação de cada um deles, identificada em um levantamento feito pela equipe técnica da empresa. Mais da metade das prefeituras decretou estado de emergência devido à longa estiagem. Para definir a quantidade de sementes doada a cada município, a Emater-MG fez um cálculo que considerou o número de agricultores familiares nas localidades, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e a quantidade de sacos disponíveis para esta ação emergencial. 


A compra emergencial de 12.195 sacos de sementes, no valor de R$ 2 milhões, foi feita com recursos da Emater-MG, após autorização do Governo do Estado. 
 
 
 
FONTE/CRÉDITOS: Emater-MG
Comentários:
Marcus Macedo

Publicado por:

Marcus Macedo

Saiba Mais
rcwtv
rcwtv

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )