Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Terça-feira, 27 de Fevereiro de 2024
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Educação

E. M. Professor Augusto Gotardelo visita maior assentamento da Zona da Mata

Assentamento Denis Gonçalves tem quase cinco mil hectares

A Notícia em Primeira Mão .
Por A Notícia em Primeira Mão .
E. M. Professor Augusto Gotardelo visita maior assentamento da Zona da Mata
Imprensa PJF
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Em março de 2010, dezenas de famílias e estudantes das universidades federais de Viçosa e Juiz de Fora ocuparam a antiga fazenda Fortaleza de Sant’Anna, considerada, na época, um dos maiores latifúndios improdutivos da Zona da Mata Mineira. A iniciativa mudou a história do lugar, deixando para trás o passado de exploração e trabalho escravo, e se tornando um exemplo de justiça no campo e produção de alimentos saudáveis. Com essa trajetória de resistência e esperança, o assentamento Denis Gonçalves recebeu, pela segunda vez, a vista dos estudantes da Escola Municipal Professor Augusto Gotardelo, localizada no Caiçaras, Zona Oeste da cidade.

Os estudantes aproveitaram para conhecer mais o local, que fica no município de Goianá, a cerca de 40 km de Juiz de Fora. Eles aprenderam sobre a história da Fazenda Santana até a desapropriação e constituição do assentamento, além da sua atual destinação e produção. Visitaram as antigas dependências e instalações e viram as ruínas das estruturas do período escravocrata, quando a produção de café era predominante.

O assentamento Denis Gonçalves é um dos maiores do estado. Com quase cinco mil hectares, destina grande parte de sua área à reserva legal, com fauna e flora preservadas, e Mata Atlântica intocada. Só em observação de aves, é possível identificar mais de 260 espécies diferentes. Durante a visita, os estudantes plantaram árvores frutíferas. Em 2024, a expectativa é realizar o plantio de 100 mudas de árvores frutíferas, o que beneficiará 10 famílias da comunidade.

-

Mantenha seus amigos informados... Compartilhe esta matéria!

Publicidade

Leia Também:

Acesse o nosso site e receba notícias da RCWTV no Whatsapp. Participe do nosso grupo e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site!

Curta e siga nossas redes sociais

#noticiasdejuizdefora, #juizdefora, #rcwtv, #noticiasminasgerais, #pjf, #notíciasemjuizdefora, #notíciasemminasgerais, #noticiasmg

FONTE/CRÉDITOS: Imprensa PJF
Comentários:
A Notícia em Primeira Mão .

Publicado por:

A Notícia em Primeira Mão .

Portal de notícias criado em novembro de 2020 para informar a população sobre acontecimentos da cidade de Juiz de Fora e região.

Saiba Mais
rcwtv
rcwtv

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )