O Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) finalizou, nesta semana, sete obras emergenciais cruciais, restaurando a circulação nas rodovias do estado que foram prejudicadas pelas recentes chuvas. As intervenções foram realizadas em locais que sofreram danos significativos devido às precipitações.
Na região Norte, destaca-se a conclusão dos serviços na ponte sobre o rio Caititu, na MGC-122, km 238, entre Janaúba e o entroncamento da BR-251. O trecho estava com restrição de tráfego devido às fortes chuvas que comprometeram a estrutura da ponte.
Outra intervenção importante foi na MG-202, entre Pintópolis e Urucuia, também na região Norte, onde um bueiro rompido interrompeu o tráfego de veículos.
Na região do Jequitinhonha/Mucuri, a passagem no km 155 da MG-105, entre Crisólita e Águas Formosas, foi liberada após a interdição de uma ponte devido ao rompimento de um bueiro.
Na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), o tráfego foi restabelecido na MGC-356, na alça de acesso para a MG-030 (Nova Lima), após a correção de uma passagem irregular que causou alagamento na rodovia.
Na região Central, três pontes foram recuperadas, incluindo a ponte do Pinhão na MGC-482, entre Conselheiro Lafaiete e Itapeva, danificada por uma erosão.
A agilidade na resposta às demandas causadas pelas chuvas é resultado do planejamento eficiente do DER-MG, que mantém equipes de manutenção em plantão permanente em 40 unidades regionais em Minas. Segundo o diretor-geral do Departamento, Rodrigo Tavares, as equipes respondem rapidamente às ocorrências, efetuando intervenções, sinalizando e orientando os motoristas, garantindo a segurança nas estradas afetadas.