A Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) da Prefeitura de Juiz de Fora concluiu a primeira fase do Programa de Desenvolvimento de Líderes. O treinamento, realizado na sede da Fiemg-MG, teve o objetivo de ampliar o autoconhecimento e desenvolvimento das lideranças, além de fornecer ferramentas para compreender e gerenciar equipes. Cerca de 70 funcionários, incluindo gerentes, assessores, chefes de departamento, coordenadores e encarregados, passarão pela capacitação.
Na primeira fase, foram trabalhadas habilidades comportamentais por meio de conceitos teóricos e práticas, como dinâmicas. A próxima etapa envolverá a elaboração de um plano de desenvolvimento, com três encontros online, cada um com uma hora de duração. Os participantes receberão mentoria individual para questões como avaliação do perfil, liderança situacional e controle emocional.
O programa tem como objetivo preparar líderes com foco humano, visando à motivação e à qualidade dos serviços prestados à população. A importância de investir na gestão de pessoas foi destacada por Flávia Laguardia, chefe do Departamento de Manutenção Civil e Segurança Patrimonial (DMSP) da Cesama, e por Adão Martins, encarregado de obras.
O Programa de Desenvolvimento de Líderes está alinhado ao novo modelo de avaliação de desempenho adotado pela Cesama. Com a modernização e a introdução de novas ferramentas, tornou-se necessário capacitar e atualizar as lideranças, levando em consideração o cenário em constante mudança. Lucas Fernandes, chefe do Departamento de Produção de Água (Depa), destacou a importância do aprendizado proporcionado pelo programa.
A primeira fase do programa aconteceu durante três dias e capacitou duas turmas de lideranças da Cesama. A próxima etapa ocorrerá até 25 de maio.
Receba notícias da RCWTV no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site! Participe do nosso grupo: link do grupo no Whatsapp