Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Quinta-feira, 18 de Abril de 2024
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Juiz de Fora

Chuvas intensas: Juiz de Fora registra mais que o dobro do esperado para fevereiro

Cidade enfrentou volume de chuvas consideravelmente maior do que o esperado

Ronã Guilherme
Por Ronã Guilherme
Chuvas intensas: Juiz de Fora registra mais que o dobro do esperado para fevereiro
PJF
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

No mês de fevereiro, Juiz de Fora enfrentou um volume de chuvas consideravelmente acima do esperado. Os pluviômetros da cidade registraram 359,3 milímetros (mm) de chuva, o que representa mais que o dobro do previsto para o período, que era de 170,3 mm. O bairro Marumbi, localizado na região leste da cidade, foi onde se observou o maior volume de precipitação.

O registro mais expressivo ocorreu em um único dia, em 15 de fevereiro, quando foram acumulados 89,66 mm de chuva em apenas 24 horas. Além disso, em uma hora, choveu 28,8 mm, correspondendo a 17% do esperado para todo o mês. Essas chuvas intensas resultaram em 65 ocorrências registradas nos dias 15 e 16 de fevereiro, demandando uma rápida resposta por parte das autoridades municipais.

Para lidar com a situação, a Prefeitura de Juiz de Fora implantou a Sala de Situação Integrada, que reuniu servidores da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros. O objetivo foi agilizar o atendimento às ocorrências e minimizar os impactos causados pelas chuvas. Todas as 65 ocorrências foram prontamente atendidas pela equipe técnica da Defesa Civil.

Leia Também:

O subsecretário de Proteção e Defesa Civil, Luís Fernando Martins, destacou a importância do Plano de Contingência anualmente desenvolvido e atualizado pela Defesa Civil, que permite uma atuação conjunta e eficaz de todas as secretarias da Prefeitura e demais instituições envolvidas. Além disso, ressaltou o sucesso da Sala de Situação Integrada e a importância das ações preventivas realizadas pela Defesa Civil.

Durante o mês de fevereiro, a Defesa Civil realizou 235 vistorias, sendo mais de 65% delas de caráter emergencial. Contudo, quase 40% das vistorias foram preventivas, o que contribui para o monitoramento de áreas de risco e antecipação de eventuais problemas.

Além das ações emergenciais, a Defesa Civil promoveu capacitações para servidores e voluntários, visando melhorar o atendimento à população em situações de risco de desastres. Outro destaque foi o aumento significativo no número de cadastros para o serviço de alerta por SMS, que alcançou quase 50 mil inscritos em Juiz de Fora, representando um aumento de 33% em relação ao mês anterior. Para receber os avisos, basta enviar um SMS com o CEP do local desejado para o número 40199.

Mantenha seus amigos informados... Compartilhe esta matéria!
 
Acesse o nosso site e receba notícias da RCWTV no Whatsapp. Participe do nosso grupo e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site!

Curta e siga nossas redes sociais.

FONTE/CRÉDITOS: PJF
Comentários:
Ronã Guilherme

Publicado por:

Ronã Guilherme

Aluno do curso de Jornalismo da Universidade Estácio de Sá.

Saiba Mais
rcwtv
rcwtv

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )