A China impôs uma suspensão temporária às exportações de três **frigoríficos brasileiros** de carne bovina, após a detecção de **irregularidades sanitárias** em remessas destinadas ao mercado chinês. A medida, que impacta unidades da JBS, PrimaFoods e Frialto, foi confirmada pela Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec).
As unidades afetadas incluem a planta da JBS em Pontes e Lacerda (MT), a da PrimaFoods em Araguari (MG) e o frigorífico da Frialto em Matupá (MT).
A Abiec ressaltou que o **embargo** é de natureza preventiva e provisória. As empresas envolvidas estão atualmente implementando ações para rastrear a origem das cargas e solucionar as questões levantadas pelas autoridades chinesas.
Irregularidades sanitárias detalhadas
A Frialto, uma das empresas atingidas, comunicou que a inspeção chinesa detectou a presença de acetato de medroxiprogesterona, um hormônio sintético, em uma das remessas de carne exportadas pela companhia.
Como consequência da suspensão, a Frialto diminuiu em 40% a produção de sua unidade em Matupá. A carne que seria destinada à China agora é redirecionada para outros mercados, incluindo Estados Unidos, México, União Europeia e diversas nações árabes e asiáticas.
A empresa também iniciou uma investigação técnica aprofundada nos lotes questionados, expressando a expectativa de reativar as operações antes do próximo ciclo de exportações da cota chinesa, previsto para 2027.
A Frialto adicionou que a interrupção coincide com o período em que o Brasil se aproxima do teto da cota de exportação para 2026, o que já implicaria uma redução natural nos embarques durante o segundo semestre do ano.
Por sua vez, a Abiec reforçou que o Brasil mantém um dos sistemas de controle sanitário mais robustos globalmente, com monitoramento contínuo da cadeia produtiva e rigorosa fiscalização do Serviço de Inspeção Federal (SIF).
As remessas de carne questionadas pela China, conforme a entidade, estão sendo gerenciadas em estrita conformidade com os protocolos sanitários estabelecidos entre as duas nações.
Até o momento, o Ministério da Agricultura e Pecuária e a Embaixada da China no Brasil optaram por não emitir declarações sobre o ocorrido.
Reabilitação de outras unidades
Curiosamente, essa suspensão ocorre na mesma semana em que a China concedeu a reabilitação para outras três plantas brasileiras, que estavam sob embargo desde março de 2025.
Na última quarta-feira (20), foram autorizadas novamente as operações das unidades da JBS em Mozarlândia (GO), da Frisa em Nanuque (MG) e da Bon-Mart Frigorífico em Presidente Prudente (SP).
A Abiec celebrou a decisão, interpretando-a como um sinal de que as autoridades chinesas mantêm a confiança no sistema sanitário brasileiro e na excelência da **carne bovina** nacional.
A entidade também fez questão de salientar o papel fundamental do Ministério da Agricultura e Pecuária nas negociações diretas em Pequim, que culminaram na restauração dessas habilitações.
Atualmente, o Brasil conta com mais de 100 **frigoríficos** autorizados a exportar **carne bovina** para a China, que se mantém como o principal mercado consumidor do produto brasileiro no cenário internacional.
Comentários
Para comentar realize o login em sua conta!
Login Cadastre-se