As certificações ambientais e as novas tecnologias para construções sustentáveis serão destaque em Belo Horizonte no próximo dia 30 de outubro, durante o workshop “Certificações Verdes e CE-Carbon: Superando Obstáculos na Construção Sustentável”. O encontro vai reunir engenheiros, consultores ambientais, representantes do setor público e privado e instituições certificadoras para discutir estratégias que tornem as obras mais produtivas, competitivas e ambientalmente responsáveis.
O evento é uma iniciativa do Grupo de Trabalho Tecnologias Ambientais e Ferramentas Verdes na Construção Civil, do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG), e é aberto ao público. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link https://bit.ly/3VySgY3. O workshop será realizado na sede do Crea-MG, localizada na Avenida Álvares Cabral, 1600, bairro Santo Agostinho, das 13h às 17h30.
Sustentabilidade nas obras
O encontro vai abordar os desafios e avanços na obtenção de certificações ambientais como LEED, AQUA-HQE e EDGE, além de apresentar a ferramenta CE-Carbon, voltada para edificações com emissões líquidas de carbono zero.
De acordo com o engenheiro ambiental e de segurança do trabalho Michel Sinclair, conselheiro da Câmara Especializada de Engenharia Civil (CEEC) do Crea-MG e coordenador do grupo responsável pelo evento, a proposta é ampliar o acesso a tecnologias e práticas sustentáveis no setor da construção civil.
“Vamos apresentar novas tecnologias que contribuem para a sustentabilidade das obras, aumentam a produtividade e promovem práticas mais conscientes em toda a cadeia produtiva. O resultado são empreendimentos mais competitivos e com menor impacto ambiental”, explica Sinclair.
Painéis e debates
A programação contará com três painéis temáticos. A engenheira Vanessa Dias, do SindusCon-SP, abre os debates às 14h com a palestra “Ferramenta CE-Carbon”, apresentando a metodologia voltada para o cálculo e redução de emissões de carbono em edificações.
Em seguida, às 15h, o engenheiro André Xavier, da ArgoURBIS Consultoria e Gestão, conduz a palestra “Barreiras e Oportunidades na Certificação”, que discute as principais dificuldades enfrentadas por construtoras e os caminhos para ampliar o uso de práticas sustentáveis no setor.
O terceiro painel, às 16h, será ministrado pelo engenheiro Otavio Oliveira Goes, que apresentará o “Case de Sucesso – Certificação LEED”, destacando resultados práticos e impactos positivos de uma obra certificada.
O encerramento, previsto para as 17h, contará com uma mesa-redonda interativa, reunindo os palestrantes e o público para troca de experiências e debate sobre os rumos da construção verde no Brasil.
Serviço:
Workshop – Certificações Verdes e CE-Carbon: Superando Obstáculos na Construção Sustentável
Data: 30 de outubro de 2025
Horário: 13h às 17h30
Local: Sede do Crea-MG – Av. Álvares Cabral, 1600, Santo Agostinho, Belo Horizonte
Inscrições gratuitas: https://bit.ly/3VySgY3
Na RCWTV, você encontra informação com responsabilidade e credibilidade. Acompanhe nossos conteúdos e fique por dentro das principais notícias de Juiz de Fora, Minas Gerais e do Brasil. Acesse www.rcwtv.com.br e entre também no nosso grupo de WhatsApp para receber atualizações direto no seu celular!
rcwtv, noticias de juiz de fora, noticias em juiz de fora, #rcwtv, #noticiasdejuizdefora, #jf, #juizdefora, #noticiasemjuizdefora, minas gerais, #minasgerais

Comentários
Para comentar realize o login em sua conta!
Login Cadastre-se