Em mais um dia de otimismo no mercado financeiro, a Bolsa de Valores de São Paulo registrou um novo recorde, com o Ibovespa se aproximando da marca inédita de 190 mil pontos.
O índice Ibovespa, da B3, encerrou esta quarta-feira (11) em 189.699 pontos, apresentando uma alta de 2,03%. Durante o período da tarde, o indicador superou, por diversas vezes, o patamar de 190 mil pontos, mas desacelerou nos instantes finais de negociação.
A bolsa brasileira acumula uma valorização de 17,52% em 2026. A elevação das principais ações do Ibovespa nesta quarta foi impulsionada pela entrada de capitais estrangeiros.
Dólar em queda
Impulsionado pela entrada de capital estrangeiro, o dólar experimentou uma leve queda e atingiu seu menor valor em 21 meses. A moeda norte-americana encerrou o dia cotada a R$ 5,187, com uma desvalorização de R$ 0,009 (-0,18%).
A cotação chegou a ultrapassar os R$ 5,20 nos primeiros minutos de negociação, mas reverteu a tendência, aproveitando o movimento de capitais externos em direção a países emergentes e passando a cair.
A moeda estrangeira encontra-se no patamar mais baixo desde 28 de maio de 2024, quando estava em R$ 5,15. Em 2026, a divisa acumula uma queda de 5,5%.
No início das operações, a notícia de que a economia dos Estados Unidos criou 130 mil empregos em janeiro provocou uma valorização do dólar em escala global.
Esse número representa quase o dobro da projeção de 70 mil empregos criados, o que diminui as chances de o Federal Reserve (Fed, Banco Central estadunidense) reduzir os juros da maior economia do planeta.
No entanto, a contínua fuga de recursos dos Estados Unidos para nações emergentes persistiu, exercendo novamente pressão de baixa sobre o dólar. Além do real, o peso mexicano, o peso chileno e o peso colombiano também registraram valorização nesta quarta-feira.
Com informações da Reuters
Comentários
Para comentar realize o login em sua conta!
Login Cadastre-se