Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Segunda-feira, 24 de Junho de 2024
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Região

Bicicletas reformadas por detentos levam alegria no Dia das Crianças em Minas Gerais

Projeto do presídio de Itajubá transforma bicicletas em presentes especiais para crianças em situação de vulnerabilidade

Carlos Aquino
Por Carlos Aquino
/ 148 acessos
Bicicletas reformadas por detentos levam alegria no Dia das Crianças em Minas Gerais
Sejusp / Divulgação
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Em uma demonstração de solidariedade, o Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG) fez o sonho de crianças carentes de Itajubá, no Sul de Minas, se tornar realidade nesta semana em comemoração ao Dia das Crianças: receber uma bicicleta. Nesta terça-feira (14),  bicicletas reformadas por detentos do presídio da cidade foram entregues a meninos e meninas atendidos pelo Centro de Apoio Nossa Senhora do Sagrado Coração. As crianças foram escolhidas por meio de um concurso de desenho sobre os 75 anos do centro de apoio e participaram de uma festa que se estendeu ao longo da tarde.

Todas as bicicletas doadas foram completamente remodeladas por três presos que já possuíam experiência em trabalhos de reparo. Eles realizaram a pintura e a substituição de peças desgastadas por novas. As bicicletas eram provenientes de apreensões feitas pela Guarda Municipal e estavam se deteriorando no depósito da instituição devido à falta de demanda. Esse processo meticuloso se desenrolou ao longo do último mês, com o foco na possibilidade de proporcionar um presente especial às crianças que mais precisam.

Marcelo da Silva Castro, diretor do Presídio de Itajubá, destacou que o projeto tem o propósito de aproximar a comunidade da instituição prisional e reintegrar os reeducandos à sociedade. “Esse projeto tem a finalidade de aproximar a comunidade da instituição prisional. Além disso, contribui para reintegrar o reeducando à sociedade. Recebemos muitos sorrisos hoje pela realização do sonho da primeira bicicleta das crianças’, ressalta Castro.

Leia Também:

As peças utilizadas no processo de recuperação das bicicletas foram obtidas por meio de parcerias com o comércio local, Poder Judiciário e conselho da comunidade. A ideia de reformar bicicletas apreendidas e negligenciadas no depósito da Guarda Municipal surgiu em 2022, graças a uma parceria entre o presídio da cidade, a prefeitura, o Ministério Público e o Poder Judiciário.

A unidade prisional identificou detentos com habilidades para o trabalho e buscou parcerias para a restauração completa dos materiais. Giovani Alberto Teixeira, um dos três detentos envolvidos na ação, expressou seu orgulho em participar do projeto e contribuir para o bem-estar de crianças carentes:  “é muito gratificante participar desse projeto. Privilegiar crianças e ajudar os filhos de outras pessoas faz bem para a gente”.

Até o momento, 37 bicicletas foram transformadas em doações para instituições beneficentes, alunos do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) da Polícia Militar, entre outros beneficiários.

O Centro de Apoio Nossa Senhora do Sagrado Coração atende cerca de 200 crianças carentes de Itajubá, principalmente do bairro Vila Podis, com idades entre 5 e 13 anos. Todas elas participaram da celebração de Dia das Crianças promovida nesta terça, que incluiu a distribuição das bicicletas reformadas pelos detentos. A instituição mantém uma parceria com o sistema prisional há cerca de três anos, colaborando em diversas atividades.

 

Se você achou esta matéria interessante e relevante, compartilhe com seus amigos e familiares.

Para receber as principais notícias do dia na palma da sua mão, participe do nosso grupo no WhatsApp. Lá, você terá acesso a atualizações em tempo real. Não perca tempo, junte-se a nós agora.

Comentários:
Carlos Aquino

Publicado por:

Carlos Aquino

Cursando Jornalismo na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Saiba Mais
rcwtv
rcwtv

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )