Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Domingo, 16 de Junho de 2024
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Brasil/Mundo

Após recorde de calor, frente fria afeta São Paulo nesta semana

Nesta primavera, Belo Horizonte tem máximas de 36ºC nesta quinta-feira (29/09) até segunda-feira (03/10)

Simone Carvalhal
Por Simone Carvalhal
/ 148 acessos
Após recorde de calor, frente fria afeta São Paulo nesta semana
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Após recordes de calor no final de semana, nesta onda de calor e baixa umidade que ocorreu no início desta primavera, a chegada de uma frente fria ao Sudeste nesta semana reduz as previsões de temperaturas máximas na capital paulista, segundo a Climatempo

Previsão do tempo para São Paulo:

  • Terça: 18ºC a 36ºC;
  • Quarta: 18ºC a 36ºC;
  • Quinta: 14ºC a 20ºC
  • Sexta: 15ºC a 25ºC.

Por outro lado, Belo Horizonte e o Rio de Janeiro continuarão com temperaturas elevadas em toda a semana. A capital mineira pode chegar a 39ºC na quarta-feira (27). As máximas previstas para outros dias da semana são sempre acima de 30ºC.

Quinta-feira vai esfriar:

Leia Também:

O Rio deve ter as maiores oscilações no tempo. Na quarta, por exemplo, a capital fluminense terá mínima de 23ºC e máxima de 41ºC, mas a partir de quinta-feira, as máximas ficarão em 26º. Em Belo Horizonte de quinta-feira (29/09) a segunda ( 03/10) as máximas serão de 36ºC.

Vitória segue no mesmo caminho, com máximas acima dos 30ºC quase todos os dias, exceto na quinta, quando a máxima será de 29ºC.

A chuva e a alta na umidade devem melhorar a qualidade do ar no Sudeste. Durante a onda de calor, algumas cidades da região chegaram a registrar umidade relativa do ar perto dos 12%.

A primavera de 2023 é especialmente quente por causa da influência do fenômeno El Niño. A mudança na circulação de ventos em vários níveis da atmosfera, causadas pelo fenômeno, altera o caminho normal das frentes frias sobre a América do Sul.

Uma onda de calor é o resultado de um bloqueio atmosférico causado pela persistência de um grande sistema de alta pressão atmosférica sobre uma grande área,  por vários dias consecutivos.

A alta pressão atmosférica deixa o ar seco, inibe o crescimento e formação de nuvens e a ocorrência de chuva

No caso do Brasil, as alterações na circulação dos ventos sobre o país, impedem a mistura do ar quente com o ar mais fresco trazido pelas frentes frias, que estão sendo desviadas para alto mar depois de atuarem com força sobre o Rio Grande do Sul. 

Além disso, de setembro a novembro, o Hemisfério Sul naturalmente já é mais aquecido pelo Sol.  Esse é um dos motivos que faz com que a primavera seja uma estação de muito calor em grande parte do Brasil.

O risco de novas ondas de calor é altamente provável, especialmente durante o mês de outubro.  Isso quer dizer que sistemas de alta pressão atmosférica podem voltar a ficar estacionados sobre o Brasil durante outros períodos, até o final da primavera, gerando novas situações de bloqueio atmosféricos e outras ondas de calor.

Outubro é um mês naturalmente mais quente sobre grande parte do Brasil e mais quente do que setembro. Assim, temperaturas até mais elevadas do que as que serão observadas esta semana poderão ocorrer ao longo do mês de outubro.

 

Gostou da matéria? Compartilhe com os amigos!

Acesse o nosso site

https://www.rcwtv.com.br/

Receba notícias da RCWTV no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site! Participe do nosso grupo:
https://chat.whatsapp.com/EeSJvQx8kVA3J3kMmSevMw

Curta e siga nossas redes sociais!

 

 

 
Comentários:
Simone Carvalhal

Publicado por:

Simone Carvalhal

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais
rcwtv
rcwtv

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )