O MDB consolidou sua força política nas eleições no Pará ao eleger a maior bancada federal do estado, garantindo seis cadeiras na Câmara dos Deputados. O resultado define a nova configuração da representação paraense em Brasília, destacando também o avanço de outras legendas no cenário regional.
Atrás do MDB, o PL assegurou três assentos federais. Já os partidos PT, PSD e Podemos conquistaram duas vagas cada um, enquanto PSB e PP obtiveram um representante cada na nova legislatura.
O candidato mais votado para a Câmara Federal foi o Delegado Caveira (PL-PA). Com o apoio de 414.927 eleitores, ele garantiu seu retorno ao parlamento com uma votação expressiva.
Na comparação com o pleito anterior, de 2022, houve uma redistribuição de forças. Naquela ocasião, o MDB havia elegido nove deputados, enquanto PL, PSD e a federação PT-PCdoB-PV ficaram com duas vagas cada, e o União Brasil com uma.
Disputa para o governo estadual e Senado
Na corrida pelo Executivo estadual, Dr. Daniel (Podemos) venceu a eleição ainda no primeiro turno, alcançando 51,36% dos votos válidos. Para o Senado Federal, as duas vagas em disputa foram conquistadas por Helder (MDB) e Chicão (União).
Leia mais notícias sobre as eleições 2026

RCWTV
Comentários
Para comentar realize o login em sua conta!
Login Cadastre-se