A partir desta segunda-feira (7), a Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais inaugura, no setor Hemeroteca Histórica, a exposição "Violência contra a mulher no cotidiano das notícias". A mostra estará aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e a entrada é gratuita.
A exposição reúne notícias de crimes contra mulheres publicadas desde a década de 1950, com foco especial em Minas Gerais, e busca estimular uma reflexão sobre o impacto social da violência de gênero. Entre os destaques estão coberturas históricas de casos como o assassinato de Ângela Diniz e Elisa Samudio, além de iniciativas como a criação da Lei Maria da Penha.
De acordo com Alessandra Gino, coordenadora da Hemeroteca, a seleção de textos foi feita a partir de periódicos históricos, como as revistas Manchete e Cruzeiro e jornais mineiros como o Estado de Minas e o extinto Diário da Tarde. A exposição também traz iniciativas culturais, como um quadrinho especial da Turma da Mônica Jovem, que aborda a violência contra a mulher.
Além de promover a reflexão sobre um tema tão relevante, a exposição faz parte da comemoração dos 70 anos da Biblioteca Pública Estadual, que abriga um acervo de mais de 570 mil exemplares e segue com sua missão de democratizar o acesso à leitura e à informação para todos os públicos.
Serviço:
- Exposição: “Violência contra a mulher no cotidiano das notícias”
- Data: 7/10 a 31/12/2024
- Horário: Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h
- Local: Setor de Hemeroteca Histórica – Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais – Edifício Luiz de Bessa (Praça da Liberdade, 21 – 3º andar)
- Entrada: Gratuita
Decisões seguras começam com informações confiáveis, por isso, escolha a RCWTV tem o compromisso de mantê-lo atualizado com tudo o que acontece em sua região e no cenário global. Não perca nenhuma novidade importante! Junte-se ao nosso grupo de WhatsApp e receba as últimas notícias de juiz de fora diretamente no seu celular. Clique para mais detalhes e atualizações contínuas, ou visite nosso site www.rcwtv.com.br.