Aguarde, carregando...

Domingo, 06 de Setembro 2026

Eleições 2026

AO VIVO
Apurado: 0%
Aguardando início da apuração oficial...
Política

A CPMI do INSS adia depoimento de advogado e mantém condução coercitiva

Cecílio Galvão deve depor na quinta-feira (5); presidente da Dataprev também tem oitiva remarcada

Redação RCWTV
Por Redação RCWTV
A CPMI do INSS adia depoimento de advogado e mantém condução coercitiva
Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS postergou para a próxima quinta-feira (5) a oitiva do advogado Cecílio Galvão, que estava agendada para esta segunda-feira (2). O colegiado também ratificou a determinação de condução coercitiva, já validada pela Justiça.

A medida de condução coercitiva foi solicitada pela comissão após inúmeras tentativas frustradas de intimação do referido advogado.

O senador Carlos Viana (Podemos-MG), que preside a comissão, reiterou a necessidade da convocação. “Há um claro intuito protelatório por parte do depoente e um desrespeito às prerrogativas deste colegiado. Desta forma, a convocação do senhor Cecílio Galvão e a sua condução coercitiva permanecem válidas para a próxima quinta-feira”, declarou Viana.

Publicidade

Leia Também:

Conforme solicitação do relator, deputado Alfredo Gaspar (União-AL), Galvão terá de prestar esclarecimentos sobre alegados contratos de valores expressivos com entidades sob investigação por supostos desvios em benefícios previdenciários.

A autorização judicial para a condução coercitiva foi emitida após a ausência de resposta às intimações. No domingo, o advogado solicitou dispensa do comparecimento, alegando sua condição profissional, e requereu acesso aos documentos da investigação que o mencionam.

A CPMI, contudo, indeferiu o pedido de dispensa, argumentando que Galvão não foi convocado em sua capacidade de advogado, não estando, portanto, isento da obrigação de depor.

O pleito de acesso à documentação foi deferido.

Oitiva do presidente da Dataprev

Na mesma data, quinta-feira (5), a comissão também agendou a oitiva do presidente da Empresa de Processamento de Dados da Previdência Social (Dataprev), Rodrigo Ortiz D’Avila Assumpção.

O depoimento dele, inicialmente previsto para esta segunda-feira, foi postergado a seu próprio pedido, em virtude de uma viagem à Índia.

FONTE/CRÉDITOS: Agência Câmara Notícias

Comentários

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado, inclusive nas esferas civil e penal. Este site não se responsabiliza pelas opiniões de terceiros. Ao comentar, você concorda com os Termos de Uso e Privacidade.

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp RCWTV
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR