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Sabado, 18 de Maio de 2024
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7 dicas para lidar com a depressão

A depressão não escolhe idade, classe social, ela pode afetar qualquer pessoa, inclusive, em casos graves pode levar ao suicídio.

Mônica Reis
Por Mônica Reis
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7 dicas para lidar com a depressão
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transtorno, certamente conhecemos alguém que já sofreu com ele. A depressão não escolhe idade, classe social, ela pode afetar qualquer pessoa, inclusive, em casos graves pode levar ao suicídio. Para a Organização Mundial de Saúde (OMS) a depressão é um transtorno mental recorrente que tem afetado uma grande parte da população no mundo, ela também é a principal causa de incapacidade e contribui para o agravo de muitas doenças.
Por isso, falar sobre a depressão nos dias atuais é importante, pois tudo o que vivemos com o início da pandemia em 2020, desde a falta de convívio social até a convivência com o medo da contaminação, a alta incidência de mortes são fatores de vulnerabilidade, contribuindo significativamente para o surgimento ou agravamento desse e de outros transtornos.
Separei aqui 7 dicas importantes para lidar com a depressão. Contudo, é necessário buscar ajuda especializada, já que tentar ajudar alguém ou mesmo tentar por conta própria "se ajudar" pode ser perigoso. Então vamos às dicas!
1. Procure ajuda especializada
Desde o começo da pandemia muitos profissionais de saúde mental começaram a atender online, por isso, ainda que você more distante dos grandes centros você consegue ter acesso a ajuda especializada. Seja presencial ou online, buscar um profissional é importante. O diagnóstico correto realizado pelo especialista e o direcionamento do tratamento fazem diferença na qualidade de vida do paciente. Mesmo com as melhores intenções alguém sem a formação adequada pode ao invés de contribuir com a melhora, acabar piorando o quadro.
2. Rotina de sono regulada
Um dos sintomas da depressão é a rotina de sono alterada. Buscar equilibrar isso contribui para a melhora do quadro. Quando temos uma rotina adequada de sono conseguimos produzir mais e melhor, além de com isso aumentarmos a nossa imunidade.
3. Pratique atividade física
Além de fazer bem para o corpo, a prática regular de exercícios físicos também contribui para o bem estar da nossa saúde mental. Mesmo que você trabalhe em home office ou passe mais tempo em casa é positivo encarar uma rotina de exercícios físicos. Se for o caso, isso pode ser

 adaptado na sua própria casa. Caso você more em um lugar onde exista a possibilidade de praticar atividade física ao ar livre, você pode incluir isso em sua rotina. Você pode também, além dos exercícios, fazer algo que gosta como, por exemplo, tocar algum instrumento, dançar, etc.
4. Tenha uma dieta equilibrada
Quando temos uma dieta equilibrada, ela além de aumentar a nossa imunidade ajuda o nosso corpo a produzir substâncias que geram em nós a sensação de bem estar e prazer contribuindo assim para o tratamento da depressão. Aqui no caso, vale inclusive uma consulta com nutricionista para uma avaliação e dieta adequada.
5. Aproxime-se de quem e do que te faz bem
Desde a pandemia, muitas pessoas mudaram o seu estilo de vida. O fato de passarmos mais tempo em casa, em muitos casos com pouco contato com outras pessoas, contribui bastante para o aparecimento da depressão e de outras doenças que afetam a nossa saúde mental. Isso acontece porque manter relacionamentos com pessoas que nos fazem bem, sejam parentes ou amigos é um fator de proteção da nossa saúde mental. No caso, ainda que seja através da tecnologia, procure manter-se próximo das pessoas que te fazem bem. Busque qualidade nas suas relações afetivas. Isso também é válido para os conteúdos que acessamos, por vezes estamos vendo e ouvindo coisas que definitivamente não nos fazem bem e ao invés de mudarmos a sintonia para vermos outro conteúdo persistimos ali. Se viu algo que não gostou na televisão, no computador, no celular... Ou em qualquer outro veículo simplesmente mude a sintonia, veja e acesse o que te faz bem.
6. Observe e mude os seus padrões de pensamentos
É comum mesmo em pessoas saudáveis existirem pensamentos chamados de pensamentos automáticos que podem ser positivos ou negativos. Esses pensamentos ocorrem junto com o fluxo de pensamento normal, contudo são tão rápidos que nem sempre conseguimos identificar eles. Quando pensamentos automáticos negativos passam em nossa mente, geralmente nos deixam tristes. Na depressão, também é comum a ruminação de pensamentos, que ocorre quando pensamos no mesmo assunto várias vezes, ele pode até ir embora, mas logo depois o mesmo tema de pensamento retorna. Por isso, é importante observar o nosso padrão de pensamentos e buscar ter pensamentos mais realistas e equilibrados, pensamentos que não estão enviesados com uma tendência sempre negativa.

 7. Valorize o presente e seja gentil consigo mesmo
Outro fator que ocorre na depressão é que geralmente as pessoas ficam presas ao seu passado, ou pensando demais nas injustiças sofridas ou se punindo por ter feito algo do qual se arrependem. Nesse caso, seja gentil consigo mesmo e se perdoe. Lembre-se: não era possível naquele tempo agir como hoje porque você ainda não possuía o conhecimento e experiência que tem hoje. Quando ocorre de estar preso ao pensamento do passado de injustiça, lembre-se que você não pode mudar o passado, mas com as suas escolhas de agora pode mudar o seu futuro. Mantenha sempre a esperança de que dias melhores virão.
Como você pode ter percebido, essas dicas não têm a pretensão de substituir um tratamento adequado, contudo aliadas a um tratamento, elas podem te ajudar a lidar melhor com essa situação.
Autora:
Mônica Reis de Oliveira, nordestina, mãe de três garotos, profissional de psicologia, atua no âmbito clínico, ajuda pessoas a superarem a depressão, ansiedade, conviverem e integrarem o luto em suas vidas e a vencerem seus desafios, mudanças e transições, tendo uma vida mais leve.

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