A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebeu destaque ao alcançar o conceito 4 no Índice Geral de Cursos (IGC), referente ao ciclo avaliativo mais recente do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), realizado entre 2019 e 2022. Com esse resultado, a UFJF se posiciona entre as instituições de ensino superior com melhor desempenho, de acordo com avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
Relevância do IGC
O IGC, que varia de 1 a 5, é calculado com base nos Conceitos Preliminares de Curso (CPCs) e nos conceitos de cursos de mestrado e doutorado obtidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). No total, 1.998 instituições de ensino superior foram avaliadas, incluindo públicas federais, estaduais e municipais, privadas com e sem fins lucrativos, e comunitárias.
Desempenho dos Cursos
Além do IGC, a UFJF também se destacou nos Conceitos Preliminares de Curso (CPC), com todos os cursos avaliados obtendo conceitos 4 e 5 – os mais altos. Os resultados positivos foram alcançados graças aos indicadores de qualidade como o desempenho dos estudantes no Enade, a qualificação do corpo docente e a percepção dos estudantes sobre seu processo formativo.
Engajamento e Qualificação
Coordenadores de cursos como Administração, Serviço Social e Ciências Contábeis ressaltaram a importância do engajamento dos estudantes, a qualificação do corpo docente e o constante aprimoramento do currículo como fatores determinantes para os bons resultados. O reconhecimento obtido não apenas reflete a qualidade da formação na UFJF, mas também contribui para a projeção dos cursos e do campus no cenário nacional.
Impacto nas Políticas Públicas
Os resultados do IGC e do CPC não apenas evidenciam a excelência acadêmica da UFJF, mas também servem de base para definição de políticas públicas na área da educação superior. Esses indicadores são utilizados como critérios para seleção e distinção nos processos de supervisão e regulação, na definição do orçamento da rede federal de ensino superior e em programas do Governo Federal.