O prazo para inscrição de startups interessadas em participar do programa Inova Cemig.Lab é até o próximo domingo (28/4) e o objetivo do programa é promover a colaboração entre a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e empresas que possam desenvolver soluções inovadoras e sustentáveis para o setor elétrico brasileiro.
As empresas classificadas como startups podem submeter seus projetos e neste primeiro ciclo, são listados 14 desafios estratégicos relacionados à digitalização das operações da Cemig e do setor elétrico. Os selecionados receberão apoio financeiro de até R$ 1,6 milhão para desenvolver suas propostas, com o objetivo de eventual comercialização.
De acordo com o diretor de Estratégia e Inovação da Cemig, o programa representa uma excelente oportunidade para startups: "A iniciativa vai permitir que elas mostrem suas propostas e soluções inovadoras. Queremos apoiar esses empreendimentos. O Inova Cemig.Lab é símbolo do nosso compromisso com inovação, sustentabilidade e transição energética"
Como funciona o programa Inova Cemig.Lab?
O programa Inova Cemig.Lab está dividido em cinco etapas: Candidatura, Pitch Online, Bootcamp, Pilotos das startups selecionadas (POCs) e o Demoday. Essas etapas serão distribuídas ao longo de 18 meses, o tempo de desenvolvimento do programa.
Após o término das inscrições no próximo domingo (28/4), acontecerá a apresentação das soluções, marcada para o dia 16/5. As propostas selecionadas avançam para o Bootcamp, programado para 10/6, onde ocorrerá uma imersão de treinamentos dinâmicos e interações entre as startups e as equipes técnicas da Cemig.
Em 15/7, acontecem as demonstrações práticas em ambiente real de aplicação da solução e nos meses seguintes, será realizado o encontro final do programa, onde as startups que desenvolveram as Provas de Conceito (POCs) poderão apresentar publicamente o que foi desenvolvido e os resultados alcançados.
O Inova Cemig.Lab faz parte tanto do Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Cemig junto com o PDI Aneel. O programa é gerenciado pela Beta-i Brasil, uma consultoria internacional especializada em inovação colaborativa.