Com a recente divulgação dos aprovados para as vagas dos cursos oferecidos pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) através do Sistema de Seleção Unificado (Sisu 2024), os selecionados devem agora proceder com a matrícula na instituição. É essencial que os novos alunos estejam cientes dos prazos estabelecidos pela Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara) para não perderem suas vagas. A seguir, apresentamos um guia detalhado para efetivar sua matrícula na UFJF.
Veja a lista de aprovados para o primeiro e segundo semestres.
O processo de matrícula compreende duas fases: a pré-matrícula, que é a confirmação de interesse pela vaga, seguida pelo envio de documentos necessários. Essas etapas são obrigatórias para todos os candidatos, independentemente do semestre de ingresso. A não conclusão de qualquer fase resultará na perda da vaga.
Importante destacar que os aprovados para o segundo semestre em cursos com ingresso no primeiro devem ficar atentos aos editais de antecipação de matrícula disponíveis na página da Cdara. Caso sejam convocados para começar no primeiro semestre, devem aderir imediatamente ao calendário escolar para assegurar sua vaga.
1ª Fase – Pré-matrícula O primeiro passo é confirmar interesse na vaga através da internet, acessando o link fornecido pela Cdara. Todos, tanto do primeiro quanto do segundo semestre, devem realizar a pré-matrícula entre os dias 2 e 7 de fevereiro.
Links para pré-matrícula do primeiro e segundo semestres disponíveis.
2ª Fase – Envio de Documentos Após confirmar a pré-matrícula, os convocados precisam preparar e enviar a documentação exigida, atentando-se para não deixar para a última hora. A entrega dos documentos acontece de 15 a 19 de fevereiro, de forma digital.
Os documentos devem ser digitalizados em formatos png, jpg, jpeg ou PDF, com o tamanho máximo de 3MB cada, e enviados online. Todos devem ser legíveis, sem cortes ou rasuras.
Documentação Necessária para Todos os Aprovados Inclui foto 3x4 recente, Certidão de Nascimento ou Casamento, RG, Certificado de Conclusão do Ensino Médio, Histórico Escolar, CPF, Título de Eleitor com comprovantes de votação ou certidão de quitação eleitoral, e Certificado de Reservista. Candidatos de escolas públicas devem fornecer uma declaração de conclusão do Ensino Médio em instituição pública.
Documentação Específica por Grupo de Cotas Os candidatos de grupos de cotas devem estar atentos aos documentos específicos requeridos, que variam conforme o grupo. Isso inclui comprovantes de renda, declarações diversas e, para candidatos com deficiência, laudo médico atualizado. Candidatos quilombolas e pertencentes a cotas raciais devem enviar autodeclarações específicas e, em alguns casos, passar por procedimentos adicionais de verificação.
Todos os detalhes, modelos de documentos e prazos estão disponíveis no link fornecido pela universidade.
Análise e Resultado dos Documentos Os candidatos receberão por e-mail o resultado da análise dos documentos obrigatórios até uma semana após o prazo final para envio. Caso haja pendências, será comunicado individualmente o prazo para completar a documentação. Para os grupos de cotas, os resultados seguirão o cronograma específico divulgado pela Cdara.