RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região - noticias , juiz de fora , rcwtv

Notícias Região

Secult inicia articulação com municípios mineiros da Via Liberdade

Além da maior rota turística da América Latina, pela BR-040, projeto criará selo “Cidades Reais”

Secult inicia articulação com municípios mineiros da Via Liberdade
SECULT MG
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Mais um importante passo foi dado para a maior rota turística da América Latina, a Via Liberdade, que ligará 309 municípios nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás e Distrito Federal, interligando as belezas históricas, culturais, artísticas e turísticas entre os quatro territórios. Nesta sexta-feira (14) foi dada a partida para a articulação com as cidades mineiras, em uma reunião entre o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, e a Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais.

 

A Via Liberdade seguirá o percurso de 1.179 quilômetros da BR-040, sendo 830 km em Minas Gerais. Via que liga importantes municípios ao longo da rota turística, pelos Caminhos da Liberdade, que levam às “Cidades Reais”, nome do selo criado para os municípios que cumprirem critérios turísticos, culturais e de infraestrutura.

 

Será publicado um decreto pelo Governo de Minas criando as novas rotas turísticas com articulação com municípios. Segundo o secretário Leônidas Oliveira, a Via Liberdade é uma iniciativa inédita e tem potencial de mudança da matriz econômica de Minas Gerais, transformando o Turismo como principal gerador de empregos, renda e recursos no estado, superando a mineração.

 

“A Via Liberdade é um projeto para valorização e resgate da imagem original de Minas. Projeto este, que abraça a Estrada Real e será a maior rota turística da América Latina longitudinal, com 70% do patrimônio histórico do Brasil nela concentrado, que vai do período colonial até a modernidade. É um projeto grandioso sem comparação”, afirmou o secretário.

 

O presidente da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais, Wirley Reis, afirmou que está honrado em participar do projeto, que celebrará as comemorações dos 200 anos da Independência do Brasil. “Mostrar a mineiridade, nosso estado e fomentar o desenvolvimento da Cultura e do Turismo. Mostrar nossas riquezas. Nossa expectativa é muito grande na geração de emprego e renda para as cidades. Ele representa muito para todo o Brasil”, pontuou.

 

Via Liberdade

 

O projeto será trabalhado em três eixos de ações, de forma conjunta, pelos estados e DF, sendo de estruturação, sinalização e promoção dos roteiros e destinos turísticos. 

 

Dentre as ações propostas, estão a realização de encontros direcionados a pesquisadores, artistas e especialistas com temas relacionados aos marcos da história do Brasil; a celebração do bicentenário da Independência do Brasil; a promoção de destinos turísticos estratégicos; seminários sobre patrimônio e turismo; atividades de marketing de destino como apoio à comercialização dos territórios envolvidos junto a agências e operadoras; a utilização de portais do turismo e redes sociais para potencializar o acesso virtual; participação em feiras e eventos, nacionais e internacionais além de parcerias estratégicas com setor público, privado e entidades representativas do turismo.

 

O projeto busca as oportunidades por meio de ações e programas estratégicos, que incluem a pluralidade de patrimônios da humanidade, paisagens naturais exuberantes, capitais, metrópoles, o sertão, comidas típicas, arte e contemporaneidade.

 

FONTE/CRÉDITOS: SECULT MG

Todas as publicações e comentários são de total responsabilidade dos autores. As opiniões emitidas não representam o posicionamento da RCWTV. Nosso portal reserva-se o direito de moderar todo o conteúdo expresso, incluindo exclusão de mensagens desrespeitosas, xingamentos, insultos a seus colaboradores e agressões. Caso encontre algum conteúdo que viole nossos termos, denuncie ou entre em contato conosco!

Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!