Aguarde, carregando...

Domingo, 03 de Maio 2026
Região

Regime tributário será abordado em treinamento voltado para o desenvolvimento de analistas fiscais

Curso acontece na FIEMG Regional ZM e vai discutir conceitos, regras e ações pertinentes à área fiscal

Geraldo Gomes
Por Geraldo Gomes
Regime tributário será abordado em treinamento voltado para o desenvolvimento de analistas fiscais
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Vem aí mais um importante treinamento da FIEMG Regional Zona da Mata: Desenvolvimento de Analistas Fiscais. A ação será presencial e acontece no dia 24 de março, próxima sexta-feira, de 8h30 às 17h30, e vai abordar o tratamento aplicável ao complexo regime tributário, discutindo conceitos, regras e ações pertinentes à área fiscal. 

O público-alvo é formado por gestores empresariais, contadores, auditores, advogados, analistas, estudantes e demais profissionais interessados no assunto. A apresentação do tema será de Cleber Betti, advogado especialista em tributos federais, estaduais e municipais. Ele é ex-consultor do grupo IOB com mais de 15 anos de experiência nas áreas de ICMS, IPI, ISS, PIS e COFINS, professor e instrutor de treinamentos.  

O conteúdo programático vai abordar, entre outros temas: Aspectos básicos do ICMS (Princípios que regem o imposto, Não cumulatividade, Contribuinte e não contribuinte, Fato gerador, Base de cálculo, Alíquotas do ICMS, Limitações tributárias, Diferimento, Reduções de base de cálculo; Cálculo, apuração e recolhimento; Diferencial de alíquotas); Normas gerais de ICMS (Manutenção de crédito, Vedação de crédito, Estorno de crédito, Crédito extemporâneo); Créditos fiscais admitidos (Crédito assegurado, Entrada de energia elétrica no estabelecimento, Serviços de comunicação utilizados pelo estabelecimento, Materiais auxiliares, Crédito presumido, Crédito sobre aquisição de Imobilizado, Crédito ICMS nas aquisições de optantes pelo Simples Nacional). 

Publicidade

Leia Também:

Serão abordados também Substituição Tributária do ICMS (Tipos de substituição tributária, Antecipação do imposto, Situações de dispensa da antecipação, Cálculo e recolhimento na antecipação, Complemento e ressarcimento, Crédito do ICMS sobre mercadorias adquiridas com ST, Cálculo do imposto e forma de pagamento; MVA – original e ajustado; Serviço de transportes; Diferencial de Alíquotas Partilhado; Margem de Valor Agregado (MVA) Ajustada; Dispensa da MVA ajustada pela empresa optante pelo Simples Nacional; Cálculo da complementação do ICMS/ST). 

O investimento é de R$ 260,00 para associados FIEMG e filiados aos sindicatos vinculados à FIEMG e R$ 285,00 para demais interessados, estando incluído serviço de alimentação ao participante, material e certificado em formato digital. As inscrições estão abertas no site da FIEMG Regional Zona da Mata.

Participe! 

Geraldo Gomes

Publicado por:

Geraldo Gomes

Fundador, diretor e presidente do Portal de notícias RCWTV. Trabalhou na TVE, TV pública de Juiz de Fora, como diretor de imagem, e depois empreendeu no ramo de eventos evangélicos com a empresa Gospel Videos. Mais tarde fundou a RCWTV, inicialmente...

Saiba Mais

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp RCWTV
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR