A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) concluiu nesta terça-feira, 22, a turma de 2022 do Programa de Preparação para Aposentadoria (PPAP). Com oito encontros realizados quinzenalmente, o PPAP 2022 contou com a participação de vinte servidores e servidoras da PJF recém-aposentados ou que estão para aposentar. O encerramento foi realizado no Museu Ferroviário.
Nesse último encontro, os participantes foram convidados a compartilhar sonhos, sendo feita uma análise do que viveram e construíram juntos nos últimos meses através de um vídeo com fotos dos encontros. “Eu me encantei, adorei participar. Me senti muito feliz em compartilhar e ver que as pessoas, ao mesmo tempo em que estão apreensivas, elas estão seguras do que estão fazendo”, avaliou a professora já aposentada, Silvânia Cabral. “Tem muita coisa para realizar, para aprender, para viver e quero compartilhar esse momento com várias pessoas”, completou.
O encontro de encerramento contou com a leitura de um texto sobre a construção de projeto de vida na aposentadoria, com o entendimento de que todos estão habituados a encontrar crianças e adolescentes construindo seus projetos, mas que não se pode esquecer que a aposentadoria pede uma nova versão de sonhos e projetos futuros. O texto foi encerrado com uma citação de um dos ex-participantes e agora palestrante do PPAP, o gerontólogo e assistente social, José Anísio, o Pitico. “O que não é razoável e não ajuda nessa quadra da vida é o que muitas pessoas fazem, equivocadamente, ao colocar idade como importante limitador. Ficar velho é ter medo do novo, é deixar de lutar. O segredo é nunca deixar de sonhar”, finalizou o material.
Ao enxergar o sonho como base de um projeto, os participantes fizeram uma atividade em que construíam uma casa baseada em seus valores e crenças que não abrem mão e compartilharam suas metas para os próximos anos de vida e o que querem levar na bagagem.
“A gente pode, agora, realmente, buscar e realizar sonhos que, anteriormente, não tínhamos mais tempo de pensar neles por conta dos horários. Agora sim, poderemos idealizar e realizar nossos sonhos, realmente concluindo, construindo e objetivando. Não terminou, não tem nada acabado! Acabou o tempo de trabalho, mas agora há tempo para sonhar”, contou com expectativas a também professora aposentada Cláudia Barreto.
O PPAP é coordenado pela equipe de psicólogas e assistentes sociais do departamento de Ambiência Organizacional (Damor) da Subsecretaria de Pessoas da SRH da PJF. O objetivo é fornecer informação, estimular, incentivar mudanças, refletir, desenvolver novas competências e habilidades. Dividido em eixos, o PPAP foi realizado por meio de palestras, dinâmicas, passeios e apresentações de vídeos durante as reuniões. Empreendedorismo, saúde, envelhecimento e qualidade de vida, atividade física, entre outros temas estiveram presentes nos encontros em 2022.
FONTE/CRÉDITOS: PJF
RCWTV