Em função da proximidade da Black Friday, o Procon da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) intensificou suas atividades de fiscalização neste mês de novembro. Utilizando dados do Observatório de Dados das Relações de Consumo, o órgão divulgou uma recomendação pública direcionada aos comerciantes e aumentou a vigilância nos estabelecimentos que acumularam mais reclamações por parte dos consumidores.
O Observatório de Dados das Relações de Consumo, vinculado ao Departamento de Estudos, Pesquisas e Projetos (DEPP), é responsável por monitorar as queixas registradas no Procon. A partir da análise desses dados, o órgão consegue identificar os problemas mais recorrentes e os fornecedores com maior número de reclamações e menores índices de resolução. Essa abordagem permite ao Procon desenvolver ações mais rápidas e eficientes, visando um atendimento menos burocrático e mais ágil para o consumidor.
Neste período, as recomendações emitidas aos comerciantes estão focadas nas principais reclamações que surgem entre novembro e janeiro, período crítico devido à Black Friday e às compras de fim de ano. Entre as queixas mais frequentes estão: descumprimento de ofertas, propagandas enganosas, cobranças indevidas para alterações ou cancelamento de contratos e atrasos nas entregas.
Além disso, para combater práticas comerciais abusivas, equipes de fiscalização do Procon estão realizando ações mais intensivas durante toda a semana. Os fiscais, que contam com o apoio da Secretaria de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas (Sesmaur), estão priorizando os estabelecimentos que tiveram um maior número de queixas no último mês.
Consumidores que se depararem com qualquer irregularidade ou se sentirem lesados em suas compras podem registrar reclamações no Procon. O atendimento pode ser feito presencialmente na sede do órgão, localizada na Avenida Itamar Franco, 992 – Centro, ou através da plataforma Prefeitura Ágil. No dia 29 de novembro, data da Black Friday, o Procon também estará oferecendo orientações aos consumidores na Rua Halfeld, em frente ao Cine Theatro Central, das 9h às 16h.
Essas ações têm o objetivo de proteger os direitos do consumidor e garantir que as compras durante a Black Friday e o fim de ano aconteçam de forma justa e transparente em Juiz de Fora.