Com intuito de auxiliar o consumidor nas compras de final do ano, a Agência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/JF) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) divulgou dicas e orientações para aqueles que pretendem adquirir produtos, faltando poucos dias para o Natal. Ainda que o tempo seja escasso, é importante fazer a pesquisa de preço, pois os produtos de mesma marca e modelo podem ter acentuada variação devido ao aumento da demanda.
A superintendente do Procon, Tainah Marrazzo, aponta que, em compras feitas diretamente nos estabelecimentos comerciais, a troca do produto por motivos de cor, tamanho, modelo e afins não é obrigatória. Este é um acordo feito com cada estabelecimento, no momento da compra. O fornecedor só será obrigado a realizar a substituição caso tenha assumido o compromisso. O ideal é que o acerto seja por escrito, na nota fiscal ou até na etiqueta da mercadoria.
A dica para os que desejam fazer compras pela internet é observar se constam, no site, todos os dados do fornecedor, como Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), endereço, telefone e Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC). O cliente também pode verificar se há reclamações da empresa em portais e sites de referência como o “consumidor.gov.br”, e obter informações com pessoas que já tenham feito compras na mesma página.
Ainda nas compras eletrônicas, realizadas via internet ou telefone, o consumidor tem prazo de sete dias, a contar do recebimento do produto ou do serviço contratado, para manifestar desistência, sem ter que arcar com custos de envio e outros valores referentes à devolução. Outra dica é guardar números do protocolo, confirmação do pedido, mensagens trocadas com o fornecedor e outras informações que comprovem a aquisição. Isso facilitará o processo de reclamação, caso ocorra algum imprevisto.
Informações e orientações podem ser solicitadas pelos telefones 3690-7610 e 3690-7611, ou na sede da agência, na Avenida Presidente Itamar Franco, 992, Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30.
#noticias de juiz de fora, #juiz de fora, #pjf, #rcwtv, #jornal jf news