Aguarde, carregando...

Terça-feira, 18 de Agosto 2026
Saúde

Pesquisa indica que vacina contra o HPV reduziu infecções pela metade no Brasil

Estudo do Hospital Moinhos de Vento também comprova a eficácia da dose única aplicada pelo SUS entre os jovens brasileiros.

Redação RCWTV
Por Redação RCWTV
Pesquisa indica que vacina contra o HPV reduziu infecções pela metade no Brasil
© Tomaz Silva/Agência Brasil
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A aplicação da vacina contra o HPV reduziu quase pela metade a prevalência dos principais tipos do vírus entre jovens de 16 a 25 anos no Brasil. Os dados do estudo Pop-Brasil, conduzido pelo Hospital Moinhos de Vento em parceria com o Ministério da Saúde entre 2016 e 2023, comprovam a eficácia do imunizante na proteção da população.

A comparação entre as fases da pesquisa revelou que a taxa de infecção pelos quatro tipos virais cobertos pela vacina caiu de 14,98% para 7,95%. A primeira etapa analisou 6.388 jovens não vacinados, enquanto a segunda etapa avaliou mais de 10 mil participantes em unidades de saúde de todo o país.

O público-alvo do estudo compreende a faixa etária de início da atividade sexual. Segundo a médica epidemiologista e líder do levantamento, Eliana Wendland, o grupo de 16 a 25 anos foi escolhido por representar o período de maior incidência da infecção e onde a população já deveria estar imunizada.

Publicidade

Leia Também:

Apesar da melhora nos índices epidemiológicos, a adesão ainda está distante da meta ideal de 90%. Entre as participantes femininas, 61,8% haviam recebido a vacina, enquanto a taxa entre os homens atingiu apenas 31,1%. A queda da infecção entre mulheres vacinadas foi expressiva, passando de 15,6% para 3,1%.

A pesquisa constatou ainda o chamado "efeito rebanho" na população feminina. Conforme destacou Eliana Wendland, a menor circulação viral beneficiou inclusive as jovens não vacinadas, cuja prevalência dos quatro subtipos caiu para 10,5% na segunda etapa da investigação.

Entre o público masculino imunizado, a incidência dos subtipos cobertos despencou de 13,8% para 4,6%. No entanto, não houve alteração significativa entre os homens não vacinados, fato atribuído ao menor incentivo à vacinação desse grupo, historicamente focado na prevenção do câncer de colo do útero.

Eficácia da dose única e esquema do SUS

Enquanto a prevalência geral de todos os tipos de HPV subiu de 46,7% para 56,6%, a infecção pelos subtipos combatidos pelo imunizante caiu drasticamente. O estudo comprovou também que a aplicação de apenas uma dose, modelo adotado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mantém a mesma efetividade de duas ou três doses.

A imunização pública contra o vírus começou em 2014 para meninas e expandiu-se em 2017 para meninos. Em 2024, o esquema básico do SUS foi simplificado para uma dose, atendendo crianças e adolescentes de 9 a 14 anos, além de grupos vulneráveis como imunossuprimidos e vítimas de violência sexual.

O papilomavírus humano é o principal causador do câncer de colo do útero e pode provocar tumores no pênis, ânus e garganta. O imunizante oferecido na rede pública protege eficazmente contra os quatro principais tipos oncogênicos do vírus.

FONTE/CRÉDITOS: Tâmara Freire - Repórter da Agência Brasil

Comentários

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado, inclusive nas esferas civil e penal. Este site não se responsabiliza pelas opiniões de terceiros. Ao comentar, você concorda com os Termos de Uso e Privacidade.

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp RCWTV
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR