Aguarde, carregando...

Sábado, 10 de Outubro 2026

Eleições 2026

AO VIVO
Apurado: 0%
Aguardando início da apuração oficial...
Política

Padilha aciona Justiça contra notícia falsa publicada sobre Lula

Polícia Federal desmentiu suposto depoimento de ex-banqueiro e juristas suspeitam do uso de inteligência artificial em áudio.

Redação RCWTV
Por Redação RCWTV
Padilha aciona Justiça contra notícia falsa publicada sobre Lula
© Joédson Alves/Agência Brasil
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, por meio da Advocacia-Geral da União (AGU), notificou a revista Veja exigindo direito de resposta após a veiculação de uma notícia falsa envolvendo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A notificação extrajudicial contestou a reportagem sobre um alegado depoimento do ex-banqueiro Daniel Vorcaro a poucos dias do segundo turno das eleições.

Em nota oficial, a Polícia Federal desmentiu categoricamente a existência de qualquer depoimento ou entrega de documentos por parte de Vorcaro afirmando ter repassado recursos para financiar um filme sobre o candidato à reeleição.

A defesa do ex-banqueiro também esclareceu que não tem conhecimento sobre qualquer financiamento desse tipo. O advogado Daniel Bialski reafirmou que não houve novos depoimentos prestados à Polícia Federal ou a outros órgãos que tratassem do assunto.

Publicidade

Leia Também:

Suspeita de alteração por inteligência artificial

Diante da gravidade das alegações, o grupo de juristas Prerrogativas solicitou que a Polícia Federal realize uma perícia técnica no áudio divulgado pelo veículo de imprensa. A entidade aponta suspeitas de que a gravação tenha sido adulterada por meio de montagem ou sintetização de voz por inteligência artificial para impactar o pleito.

O grupo alertou que o arquivo divulgado carece de informações essenciais de contexto, como data e local da gravação. Caso a fraude seja confirmada, os responsáveis poderão responder por fraude processual e crimes eleitorais por disseminação deliberada de desinformação.

FONTE/CRÉDITOS: Camila Boehm - Repórter da Agência Brasil

Comentários

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado, inclusive nas esferas civil e penal. Este site não se responsabiliza pelas opiniões de terceiros. Ao comentar, você concorda com os Termos de Uso e Privacidade.

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp RCWTV
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR