Aguarde, carregando...

Domingo, 03 de Maio 2026
Juiz de Fora

Oficina ensina identificação de espécies no Jardim Botânico da UFJF

Atividade gratuita será realizada no dia 29 e ensinará técnicas básicas para reconhecer árvores e arbustos da Mata Atlântica.

Wallace Chagas
Por Wallace Chagas
Oficina ensina identificação de espécies no Jardim Botânico da UFJF
UFJF
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O Jardim Botânico da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realiza, no dia 29 de novembro, a oficina “Introdução à Identificação Botânica”, que ensinará técnicas básicas para reconhecer espécies de árvores e arbustos da Mata Atlântica.

A capacitação será ministrada pelo consultor ambiental Igor Inácio, especialista em inventários florestais e em protocolos de identificação de espécies nativas.

Durante o encontro, o instrutor abordará noções de morfologia e taxonomia vegetal, explicando estruturas como galhos, folhas e sistemas de classificação de famílias, gêneros e espécies. A oficina é voltada para quem deseja aprender a observar e identificar características vegetativas, com foco em dendrologia, ramo da botânica dedicado ao estudo de árvores e arbustos.

Publicidade

Leia Também:

Foco na Mata Atlântica e no reconhecimento prático

Ao longo do curso, os participantes aprenderão a reconhecer dez famílias botânicas de relevância ecológica da Mata Atlântica, com base em características de campo e análises práticas. A proposta é aproximar o público do universo científico da flora brasileira, promovendo a educação ambiental e o incentivo à conservação da biodiversidade.

A oficina será realizada na Casa de Educação Ambiental do Jardim Botânico, das 9h às 16h, com 30 vagas gratuitas disponíveis. As inscrições podem ser feitas no site ufjf.br/jardimbotanico ou pelo link disponível no Instagram @jardimbotanicoufjf.

Programação da oficina

8h às 9h – Módulo 1:
Introdução à dendrologia: noções morfológicas e taxonômicas para identificação botânica.

9h às 12h – Módulo 2:
Técnicas de campo e análise de espécimes.

12h às 13h – Intervalo para almoço

13h às 14h – Módulo 3:
Caracterização de famílias botânicas.

14h às 16h – Módulo 4:
Prática de identificação de espécies no campo.

Sobre o instrutor

Igor Inácio possui ampla experiência em consultoria ambiental e participou de inventários florestais no Sudeste, além de projetos de herborização da bacia do Rio Doce. O especialista ressalta a importância da análise botânica como ferramenta de preservação da biodiversidade e da conscientização sobre os ecossistemas nativos.

Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected].

Siga o Jardim Botânico:
📸 Instagram: @jardimbotanicoufjf
▶️ YouTube: jardimbotanicoufjf

Na RCWTV, você encontra informação com responsabilidade e credibilidade. Acompanhe nossos conteúdos e fique por dentro das principais notícias de Juiz de Fora, Minas Gerais e do Brasil.
Acesse www.rcwtv.com.br e entre também no nosso grupo de WhatsApp para receber atualizações direto no seu celular!

FONTE/CRÉDITOS: UFJF

Comentários

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado, inclusive nas esferas civil e penal. Este site não se responsabiliza pelas opiniões de terceiros. Ao comentar, você concorda com os Termos de Uso e Privacidade.
Wallace Chagas

Publicado por:

Wallace Chagas

Redator com mais de 10 anos de experiência em marketing de conteúdo e SEO. Especialista na produção de notícias e textos otimizados, com foco em clareza, relevância e performance digital.

Saiba Mais

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp RCWTV
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR