Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Sexta-feira, 12 de Julho de 2024
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Personalidades

Morre Milan Kundera, autor de¨A insustentável leveza do ser¨aos 94 anos

Escritor tcheco, que enfrentava doença, abordava temas como política e filosofia para explorar a condição humana.

Redação
Por Redação
/ 323 acessos
Morre Milan Kundera, autor de¨A insustentável leveza do ser¨aos  94 anos
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O romancista Milan Kundera morreu aos 94 anos, informou nesta quarta-feira uma biblioteca com a qual o autor trabalhava. Não há detalhes de sua morte.

Nascido na República Tcheca, Kundera satirizou regimes totalitários e misturou ironia sombria com reflexões filosóficas para explorar a condição humana.

Autor de ¨A insustentável leveza do ser¨, ganhou elogios por seu estilo de tratar temas e personagens que flutuavam entre a realidade mundana da vida cotidiana e o mundo elevado das ideias.  Ele raramente dava entrevistas e acreditava que os escritores deveriam falar por meio de seu trabalho.

Leia Também:

Seu primeiro romance ¨The joke¨, publicado em 1967, ofereceu um retrato contundente do regime comunista na Tchecoslováquia.

Surgido em uma época em que os reformadores tchecos buscavam estabelecer um ¨socialismo com rosto humano, o romance foi o primeiro passo na trajetória de Kundera de membro do partido a dissidente exilado.

Ele disse ao jornal francês Le Monde , em 1976 que chamar suas obras de políticas era simplificar demais e, portanto obscurecer seu verdadeiro significado.

Um ano antes, Kundera foi colocado na lista negra após criticar a invasão soviética de 1968 e finalmente forçado a emigrar com sua esposa Vera par a França, onde acabou se tornando cidadão.

Seu primeiro romance como emigrado foi ¨O Livro do Riso e do Esquecimento¨ (1979), uma história escrita em sete partes que mostrava o poder dos regimes totalitários de apagar partes da história e criar um passado alternativo.  O livro consolidou a reputação de Kundera como importante romancista com críticos que o consideraram uma obra de gênio. Também lhe custou a cidadania tchecoslováquia.

 

 

 

 

Comentários:
Redação

Publicado por:

Redação

Portal de notícias criado em novembro de 2020 para informar a população sobre acontecimentos da cidade de Juiz de Fora e região.

Saiba Mais
rcwtv
rcwtv

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )