De acordo com um relatório divulgado nesta terça-feira (21), a estimativa da Ericsson é que as assinaturas 5G ultrapassem 1 bilhão ainda este ano. A fabricante sueca vem assumindo o topo do ranking em relação ao 5G, contra as suas concorrentes diretas Huawei e Nokia.
Segundo previsão do portal Stockapps.com, é provável que até 2027, a quinta geração de internet móvel chegue a quase 4,4 bilhões, dando um upgrade na Internet das Coisas (IoT) - carros conectados, câmeras de vigilância inteligente e serviços e telemática para frota.
A alta velocidade que a rede 5G pode oferecer é a principal diferença entre a rede 4G e o 5G, além da baixa latência. Essas duas características serão fundamentais para o desenvolvimento de conexão de máquinas e outros dispositivos autônomos. Ou seja, impulsionar a economia no sentido de aumento de produtividade, redução de custos e otimização do tempo.
Ainda de acordo com o relatório, o 4G deve atingir o pico de usuários ainda este ano, o que irá influenciar futuras migrações para o 5G. No entanto, ainda há muitos obstáculos para serem ultrapassados, a busca pela oferta de planos e smartphones 5G com valores mais acessíveis, incluindo também o investimento que deve ser colocado nas antenas.