Aguarde, carregando...

Terça-feira, 18 de Agosto 2026
Juiz de Fora

Encontro Regional de Gestores de Limpeza Pública e Manejo de Resíduos Sólidos acontece amanhã

O workshop vai acontecer de forma híbrida

Geraldo Gomes
Por Geraldo Gomes
Encontro Regional de Gestores de Limpeza Pública e Manejo de Resíduos Sólidos acontece amanhã
Imprensa PJF
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Nesta sexta-feira, 24, das 8h às 18h, Juiz de Fora sediará o Encontro Regional do Fórum Nacional de Gestores de Limpeza Pública e Manejo de Resíduos Sólidos da Região Sudeste. O workshop “Gestão de Resíduos Sólidos e Responsabilidade Socioambiental”, organizado pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) em parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), será realizado de forma híbrida, com participação presencial de autoridades e representantes municipais no Auditório 3 do segundo andar do Centro de Ciências, localizado na Rua José Lourenço Kelmer, s/n - Praça Cívica do campus campus da UFJF, e da comunidade acadêmica e demais interessados na temática por meio da plataforma Zoom. As inscrições são limitadas e deverão ser feitas no site do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb), através do preenchimento de formulário eletrônico. Também haverá transmissão pelo YouTube da PJF.
 

O workshop contará com a presença da prefeita Margarida Salomão, que também é vice-presidente de Direitos Humanos da Frente Nacional de Prefeitos (FNP). Cerca de 60 gestores municipais da região participarão do evento, debatendo e apresentando trabalhos e experiências vivenciadas nos municípios relacionados à temática da gestão de resíduos.
 

No período da manhã, até o meio dia, o workshop contará com as seguintes apresentações:
 

Publicidade

Leia Também:

- “Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos no Município de Juiz de Fora/MG” - Gisele Pereira Teixeira – engenheira civil e ambiental do Demlurb.
 

- “O Plano Nacional de Resíduos Sólidos (PLANARES) e os Impactos nos Municípios” - Sidnei Aranha – secretário de Meio Ambiente de Guarujá/SP e Presidente do Fórum Nacional de Secretários e Gestores de Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos.
 

- “Logística Reversa no Município de Itabirito/MG” - Frederico Arthur Souza Leite - secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Itabirito/MG e Coordenador da Região Sudeste do Fórum Nacional de Secretários e Gestores de Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos; e Amanda Santos - secretária de Urbanismo de Itabirito/MG.
 

Já no período da tarde, a partir das 14h, a diretora de Resíduos Sólidos Urbanos e Drenagem de Águas Pluviais da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD), Juliana Pacheco, fará uma apresentação on-line com o tema “Políticas e Boas Práticas na Gestão de Resíduos Sólidos em Minas Gerais”. Em seguida, os participantes presenciais farão uma visita ao Planetário do Centro de Ciências da UFJF.
 

Posteriormente, a professora do Departamento de Transporte e Geotécnica e tutora do Grupo do Programa de Educação Tutorial da Engenharia Civil da UFJF (Tutora PET Civil), Júlia Righi de Almeida, e o professor do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental e Coordenador do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da UFJF, Samuel Rodrigues Castro, farão uma apresentação com o tema “Gerenciamento de Resíduos Sólidos e a Academia: Pesquisa e Extensão”.
 

O evento também contará com um “Momento de Debate e Interação Híbrida”, abrindo espaço para os participantes on-line enviarem perguntas pelo chat do Zoom.
 

Outras informações:

(32) 3690-3537 - Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb).

FONTE/CRÉDITOS: Imprensa PJF
Geraldo Gomes

Publicado por:

Geraldo Gomes

Fundador, diretor e presidente do Portal de notícias RCWTV. Trabalhou na TVE, TV pública de Juiz de Fora, como diretor de imagem, e depois empreendeu no ramo de eventos evangélicos com a empresa Gospel Videos. Mais tarde fundou a RCWTV, inicialmente...

Saiba Mais

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp RCWTV
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR