Durante operação na segunda-feira (16) e nesta terça-feira (17), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) abordou 36 trabalhadores rurais em fazendas de cultivo de madeira e de gado de leite. Nove deles foram encontrados em situações de trabalho análogas à escravidão em uma propriedade em Oliveira Fortes. Os trabalhos de inspeção também aconteceram em Matias Barbosa. Ambos os municípios estão localizados na região da Zona da Mata mineira.
Os nove trabalhadores foram resgatados em condições precárias de trabalho, onde não eram oferecidos Equipamentos de Proteção Individual (EPI's) adequados. “A alimentação era trazida junto a insumos agrícolas, não havia condições mínimas de higiene pessoal e diversas obrigações trabalhistas eram descumpridas pelos empregadores”, detalha a PRF em comunicado à imprensa.
O proprietário da fazenda foi notificado e deverá comparecer no Ministério do Trabalho de Juiz de Fora para apresentar a documentação dos trabalhadores e demais exigências que o órgão determinou, conforme prevê a legislação, com o objetivo de regularizar a situação dos funcionários.
Além disso, será aberto um procedimento administrativo onde as irregularidades serão avaliadas pelo Ministério do Trabalho, e o empregador poderá ser responsabilizado através de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).
Além de agentes da PRF, a ação contou com a participação de auditores do Trabalho, um procurador do Trabalho e um defensor público da União.