O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) deixou de exigir o teste de baliza na avaliação prática para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Adicionalmente, o exame agora permite o uso de veículos equipados com câmbio automático.
Tais modificações entraram em vigor nesta segunda-feira (26) e, conforme comunicado pelo órgão, buscam estabelecer um “modelo de avaliação mais moderno, objetivo e focado na condução segura e responsável”.
De acordo com o Detran-SP, as alterações visam “simplificar etapas, reduzir custos e aprimorar a experiência do cidadão”.
Outras avaliações durante a prova permanecem válidas, incluindo conversões à direita e à esquerda, condução prudente e o uso correto da sinalização, entre outros quesitos.
As novas diretrizes integram as recentes alterações implementadas no processo de obtenção ou renovação da CNH. A mudança de maior impacto foi a dispensa da obrigatoriedade de aulas de direção em autoescolas.
Conforme as novas normas divulgadas no final de 2025, o curso teórico tornou-se gratuito. O governo disponibiliza todo o material de estudo digitalmente, mas a opção de aulas presenciais em autoescolas também é oferecida.
Anteriormente, eram exigidas 20 horas de aulas práticas; agora, apenas duas horas são necessárias. O candidato, se desejar, pode optar por frequentar uma autoescola ou contratar instrutores independentes.
Para adquirir a CNH, o candidato ainda precisa ser aprovado em duas avaliações distintas.

Comentários
Para comentar realize o login em sua conta!
Login Cadastre-se