O Brasil será sede da décima edição da Cúpula de Presidentes dos Parlamentos do G20 (P20) na capital federal, nos dias 6, 7 e 8 de novembro, no Palácio do Congresso Nacional. A cúpula do P20 terá como tema central “Parlamentos por um Mundo Justo e um Planeta Sustentável”, com o propósito de identificar estratégias parlamentares que contribuam para o aprimoramento das condições de vida das populações e para a construção de um futuro mais equitativo e ambientalmente responsável.
A relevância do G20, que congrega as maiores economias mundiais e representa uma parcela significativa do comércio global e da população mundial, confere especial importância ao diálogo no fórum. A aproximação entre as decisões governamentais e as demandas da sociedade, assim como a facilitação do cumprimento de acordos internacionais, são aspectos cruciais que se beneficiam da atuação dos parlamentos nesse contexto multilateral.
Ao final dos trabalhos, os participantes buscarão consensos para a elaboração de uma declaração conjunta a ser submetida à Cúpula de Líderes do G20, agendada para o Rio de Janeiro nos dias 18 e 19 de novembro.
A 10ª Cúpula de Presidentes dos Parlamentos do G20 (P20) contará com a participação de um expressivo número de representantes globais. Confirmaram presença presidentes ou representantes de quinze membros do G20, nove países convidados e quatro organismos internacionais de destaque. A diversidade de representações é ainda maior graças à possibilidade de participação de ambas as Casas Legislativas em países com sistemas bicamerais, o que eleva o número total de delegações a 35.
Países do G20 confirmados: África do Sul, Arábia Saudita, Argentina, Canadá, China, França, Índia, Indonésia, Itália, México, Reino Unido, República da Coreia, Rússia, Turquia e União Europeia.
Outros países com delegações: Espanha e Guiné Equatorial.
Países com duas delegações (sistema bicameral): Espanha, Guiné Equatorial, Índia, Itália, México, Reino Unido e Rússia.
A programação da Cúpula está estruturada em torno de três eixos temáticos cruciais para o cenário global contemporâneo: a erradicação da fome, da pobreza e da desigualdade; a promoção do desenvolvimento socioambiental e a transição para uma economia mais verde e inclusiva; e a adaptação da governança global aos desafios do século XXI. Além das sessões plenárias, os parlamentares terão a oportunidade de realizar reuniões bilaterais para aprofundar discussões sobre temas de interesse específico.
Confira a programação:
6 de novembro, quarta-feira
13h30 - 15h: Chegada das delegações
15h - 15h30: Sessão de abertura do Fórum Parlamentar - Tema: Rumo à implementação das recomendações da 1ª Reunião de Mulheres Parlamentares do P20
Durante a solenidade, será entregue a Declaração Final da Carta de Alagoas à 10ª Cúpula de Presidentes dos Parlamentos do G20 (P20)
15h30 - 16h30: 1ª Sessão de trabalho: Promovendo a Justiça Climática e o Desenvolvimento Sustentável para Mulheres e Meninas
16h30 - 17h30: 2ª Sessão de trabalho: Mulheres no Poder: Ampliando a Representatividade Feminina em Espaços Decisórios
17h30-18h30: 3ª Sessão de trabalho: Combatendo Desigualdades e Promovendo a Autonomia Econômica das Mulheres
18h30 - 20h30: Reunião sobre o projeto de Declaração da 10ª Cúpula de Presidentes dos Parlamentos do G20 (P20)
7 de novembro, quinta-feira
8h30 - 10h: Chegada das delegações
10h30 - 12h: Solenidade de abertura da 10ª Cúpula do P20
14h - 16h: 1ª Sessão de trabalho: A contribuição dos Parlamentos no Combate à Fome, à Pobreza e a Desigualdade
16h - 18h: 2ª Sessão de trabalho: O papel dos Parlamentos na Promoção do Desenvolvimento Sustentável
8 de novembro, sexta-feira
8h30 - 9h30: Chegada das delegações
9h30 - 11h30: 3ª Sessão de trabalho: Os Parlamentos na Construção de uma Governança Global Adaptada aos Desafios do Século XXI
11h30 - 13h: Sessão de encerramento da 10ª Cúpula de Presidentes dos Parlamentos do G20 (P20)