A expectativa é grande entre os 42 estabelecimentos que participaram da versão competitiva do JF Sabor Identidade. A divulgação do resultado final e a premiação dos vencedores será realizada nesta terça-feira, 10 de outubro, na Estação São Pedro, a partir das 18h30, onde a Abrasel Zona da Mata também divulgará o tema do JF Sabor 2024. Ao todo o festival gastronômico mais antigo da região reuniu 50 estabelecimentos que apresentaram ao público 50 receitas durante 30 dias, entre 1 de setembro e 1 de outubro, ressaltando a culinária mineira.
As receitas concorrem em dez categorias competitivas: cozinha oriental, sanduíche/hambúrguer, pizzas, massas, quitandas, drinks ou Coquetéis com Cachaça, self-service, sobremesas / confeitaria, petiscos/porções e prato principal. Também receberão premiação especial os estabelecimentos que apresentaram propostas diet. Os vencedores tiveram que agradar ao público e um corpo de jurados formados por 19 profissionais da área de gastronomia, sob coordenação da Faculdade EnsinE/Dispropan que este ano visitou cada empreendimento participante.
A presidente da Abrasel ZM, Francele Galil afirma que “a expectativa é grande. Tivemos inscritos em todas as regiões da cidade, que aceitaram o desafio de criar pratos com café, cachaça ou milho. E ainda tivemos um salto muito grande na dinâmica de avaliação. O fato do júri ir aos estabelecimentos incentivou associados que normalmente não optavam pela categoria competitiva a concorrer este ano. Para o proprietário do estabelecimento estar na sua casa e usar o próprio equipamento trouxe mais segurança para passar pela avaliação do júri técnico”, ressalta.
Da avaliação
Foram avaliadas a Adequação ao tema e escolha dos ingredientes; Criatividade e relevância cultural; Harmonia, sabor e temperatura; Apresentação e Utilização de, pelo menos, um dos ingredientes obrigatórios - milho, café e/ou cachaça - que devem estar em evidência na receita proposta. O público votou através do site www.jfsabor.com avaliando sabor e apresentação do prato. A soma de todas as notas definiu os três primeiros colocados em cada categoria.
“Sejam quais foram as casas premiadas há muito o que comemorar. O resultado foi ótimo para aqueles que abraçaram o evento e aproveitaram para divulgar ainda mais suas marcas, inserindo novos pratos no cardápio, fidelizando seus clientes e atraindo novos frequeses com o melhor da nossa gastronomia mineira. Só temos a agradecer a todos que apostaram nessa edição do Festival”, ressalta Francele Galil.
Em trinta dias de evento foram comercializados 8.494 pratos, o que representou cerca de R$ 500 mil em comercialização direta. “Esse é o valor contabilizado apenas com a comercialização dos pratos. Mas a estimativa é que o faturamento seja em torno de 25% maior já que o cliente, na maioria das vezes, consome outros produtos oferecidos pela casa, principalmente bebidas. Esse ano o festival foi realizado em um prazo mais curto. Mas se o compararmos com 2021 - onde o número de casas inscritas era quase o mesmo e o festival era realizado em 45 dias - a receita média/dia do festival este ano foi ainda maior: R$16.599,55 em 2023, enquanto que em 2021 foi de R$ 15.977,77”, avalia Galil.
Em mais de 90,2% dos estabelecimentos houve acréscimo de até 20% no número de clientes e no faturamento. Entre as casas participantes 26,8% fizeram pelo menos um contratação para o festival. Com relação ao delivery 39% das casas participantes tiveram incremento de 20% no número de pedidos.
A presidente da Abrasel ZM, Francele Galil afirma que “a expectativa é grande. Tivemos inscritos em todas as regiões da cidade, que aceitaram o desafio de criar pratos com café, cachaça ou milho. E ainda tivemos um salto muito grande na dinâmica de avaliação. O fato do júri ir aos estabelecimentos incentivou associados que normalmente não optavam pela categoria competitiva a concorrer este ano. Para o proprietário do estabelecimento estar na sua casa e usar o próprio equipamento trouxe mais segurança para passar pela avaliação do júri técnico”, ressalta.
Da avaliação
Foram avaliadas a Adequação ao tema e escolha dos ingredientes; Criatividade e relevância cultural; Harmonia, sabor e temperatura; Apresentação e Utilização de, pelo menos, um dos ingredientes obrigatórios - milho, café e/ou cachaça - que devem estar em evidência na receita proposta. O público votou através do site www.jfsabor.com avaliando sabor e apresentação do prato. A soma de todas as notas definiu os três primeiros colocados em cada categoria.
“Sejam quais foram as casas premiadas há muito o que comemorar. O resultado foi ótimo para aqueles que abraçaram o evento e aproveitaram para divulgar ainda mais suas marcas, inserindo novos pratos no cardápio, fidelizando seus clientes e atraindo novos frequeses com o melhor da nossa gastronomia mineira. Só temos a agradecer a todos que apostaram nessa edição do Festival”, ressalta Francele Galil.
Jf Sabor 2023 em números
Em trinta dias de evento foram comercializados 8.494 pratos, o que representou cerca de R$ 500 mil em comercialização direta. “Esse é o valor contabilizado apenas com a comercialização dos pratos. Mas a estimativa é que o faturamento seja em torno de 25% maior já que o cliente, na maioria das vezes, consome outros produtos oferecidos pela casa, principalmente bebidas. Esse ano o festival foi realizado em um prazo mais curto. Mas se o compararmos com 2021 - onde o número de casas inscritas era quase o mesmo e o festival era realizado em 45 dias - a receita média/dia do festival este ano foi ainda maior: R$16.599,55 em 2023, enquanto que em 2021 foi de R$ 15.977,77”, avalia Galil.
Em mais de 90,2% dos estabelecimentos houve acréscimo de até 20% no número de clientes e no faturamento. Entre as casas participantes 26,8% fizeram pelo menos um contratação para o festival. Com relação ao delivery 39% das casas participantes tiveram incremento de 20% no número de pedidos.
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