Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Sabado, 18 de Maio de 2024
rcwtv
rcwtv

Geral

Por que você anda tão ansioso?

A ideia da ansiedade associada ao pensamento constante no futuro é uma realidade

Mônica Reis
Por Mônica Reis
/ 215 acessos
Por que você anda tão ansioso?
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A ideia da ansiedade associada ao pensamento constante no futuro é uma realidade, contudo, a ansiedade também nos visita quando não conseguimos nos perceber como pessoas capazes de lidar com as dificuldades da vida.

Não conseguir enxergar a sua competência e capacidade de lidar com os desafios que vão se apresentando ao longo da sua vida, pode deixar você vulnerável à ansiedade. Todos temos as nossas limitações, mas isso não significa que estamos despreparados ou que não vamos conseguir lidar com situações complicadas. Lembre que você já venceu os piores dias da sua vida, a prova disso é que você está aí, lendo esse texto.

Nós costumamos levar muito a sério os nossos pensamentos catastróficos. Imaginamos o pior cenário possível e usamos o fruto da nossa fantasia e imaginação como se fosse uma verdade. Talvez o seja em alguma medida, nem sempre o nosso cérebro conseguirá diferenciar isso, então, somos encharcados com emoções e sentimentos desagradáveis diante de alguns pensamentos. Contudo, podemos racionalizar, pensar e usar como referência uma frase simples, porém libertadora: pensamentos não são fatos.

Publicidade

Leia Também:

Outro fator que contribui para aumentar a nossa ansiedade é a falta de esperança, a dificuldade de perceber que as coisas vão mudar. A sua situação atual não é o seu ponto de chegada, o seu destino. Acreditamos que os problemas que enfrentamos agora são fixos e imutáveis, temos dificuldade em perceber que as coisas mudam, ainda que não seja possível empreender nenhum comportamento intencional na direção da mudança. 

As estações mudam, os dias mudam, num momento tudo está nublado e chove bastante em seguida o sol aparece e tudo muda. Se você observar a paisagem do ambiente natural da sua janela vai perceber que ainda que você não empreenda nenhum esforço para modificar a paisagem ela mudará sutilmente ao longo do tempo. No outono as folhas caem, na primavera e no verão o ambiente fica mais vivo, com cores vibrantes, há muita luz.

De maneira semelhante na nossa vida, as coisas acontecem e se modificam. Nada é eterno. Tudo muda o tempo todo, mas nem sempre nos damos conta. O cenário político muda, as pessoas à nossa volta mudam de opinião, as crianças crescem e se tornam jovens… Nós vivemos muitas estações também, em cada momento há uma demanda diferente.

Perceber isso, nos ajuda a entender que muito do que nos preocupa hoje daqui há algum tempo não fará mais nenhum sentido, provavelmente não ocupará nenhum espaço na nossa mente nem no nosso coração.  Traga a sua memória as lembranças de outras situações que você achou que eram muito difíceis, mas que no final você venceu, superou e sobreviveu. Alimente a sua confiança e a sua coragem e perceba como a sua ansiedade, os seus medos e as suas preocupações irão pouco a pouco perder espaço.Tenha confiança na sua capacidade de vencer no quanto você merece ser feliz.

Autora:

Mônica Reis de Oliveira, nordestina, mãe de três garotos, profissional de psicologia, atua no âmbito clínico, ajuda pessoas a superarem a depressão, ansiedade, conviverem e integrarem o luto em suas vidas e a vencerem seus desafios,  mudanças e transições, tendo uma vida mais leve. 

Comentários:
Mônica Reis

Publicado por:

Mônica Reis

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )