Então... Era uma vez dois amigos com atividades nada comuns: um trabalhava numa fábrica e outro servia ao exército.
Caminhando pela cidade em sentidos opostos, eles se encontraram e foram papear num botequim. Nesse papo, resolveram montar um bar no bairro onde moravam. O foco passou a existir: montar um bar.
O nome dado foi BAR CANCUN. Com o passar do tempo, vendiam além de bebidas, ampliando a oferta de produtos aos clientes, como gêneros alimentícios e material de limpeza... e o bar passou a ser uma pequena mercearia e a crescer. Daí outro foco passou a surgir: crescer ainda mais!
E o crescimento foi representativo a ponto de se montar uma filial, e outra, e outra... e o negócio foi tomando proporção. Tiveram a ideia de sair do bairro e ir para o Centro da cidade. A essa altura, a mercearia já era um mercado... até chegar a ser um pequeno supermercado.
Em determinado momento, uma concorrência de peso chegaria à cidade: a abertura de um hipermercado. Seria uma ameaça? Poderia minar alguns planos?
Na incerteza e no desafio, a história dos amigos ganha força! Persistência foi tudo! Era necessário foco, determinação e atitude para que não houvesse abalos e que se alcançasse um resultado satisfatório.
Sem ligar para crenças limitantes como “agora não vai dar mais”, “vamos quebrar”... e sem fazer do medo um freio, os amigos continuaram seus negócios e o desenvolvimento da empresa. Cresceram muito e várias filiais na cidade foram abertas, houve profissionalização da gestão, cuidado na administração, seriedade na diretoria, gerência atenta... e o resultado de toda essa dedicação e persistência é traduzido em números muito representativos. O pequeno bar do passado, hoje gera cerca de 9 mil empregos na extensão de sua rede, sendo ranqueado como um dos 15 maiores supermercados do Brasil.
Um negócio só se materializa se cada um internalizar suas verdadeiras vontades. Algo pequeno pode ser grande! É necessário acreditar que tudo é exequível, principalmente se houver muito trabalho, pesquisa e decisões tomadas com seriedade. Largar o operacional é relevante para se cuidar da estratégia.
Paciência é fundamental pois o sucesso de um projeto pode demorar anos. É muito importante saber lidar com o dinheiro. Não se deve empolgar com faturamentos iniciais e já consumi-lo em viagens ou carros de luxo. Isso é um erro. Investir e reinvestir é estratégico.
Nada virá de imediato. É necessário dar tempo para que o negócio se solidifique. Essa é a maior sabedoria que um empreendedor deve ter.
E, tão importante quanto o caminhar, é estar atento a inovações do setor. Nunca parar, jamais desistir.
Fazer algo com foco, e com sacrifícios, é trabalhar com persistência. A dedicação deve ser constante. Trabalho e determinação têm poder transformador.
Qualquer um pode estar num lugar bem maior e melhor do que está hoje.
Persistência, sonho e realização são locomotivas! Para ser resiliente e inovador, basta se dedicar. A cada dia, esteja disposto a aprender com os erros e acertos. Assim as conquistas vêm de forma sólida, com sabedoria. E o resultado é só seu... pois nada cai do céu.
Comentários: