RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Domingo, 08 de Setembro de 2024
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Geral

Lei Aldir Blanc: tem apresentação artística neste sábado (19), no Frei Damião

Grupo Maracatu Tamboritá vai apresentar a contrapartida à premiação do edital contemplado no final de 2021

Henrique Harmonia (Interina: Josi Marcelino)
Por Henrique Harmonia (Interina:...
/ 275 acessos
Lei Aldir Blanc: tem apresentação artística neste sábado (19), no Frei Damião
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O grupo Maracatu Tamboritá vai realizar uma atividade cultural neste sábado (19), a partir das 15h, no Frei Damião, como contrapartida física da premiação oferecida pelo Segundo Edital da Lei Aldir Blanc, contemplado no final de 2021.

A programação prevê um cortejo, iniciando na Rua Day e depois seguindo pela Rua Afonso Pena até o novo parque do bairro. No mini anfiteatro do parque, haverá a apresentação de músicas autorais e consagradas do maracatu de baque virado.

Depois do espetáculo, também estão previstos um bate-papo e uma vivência, que será realizada no formato de mini oficina, com a intenção de apresentar instrumentos e ritmos, em um pequeno ensaio aberto para os interessados.

Publicidade

Leia Também:

Todo o evento será realizado seguindo os protocolos de prevenção de contágio do vírus causador da Covid-19, como o uso de máscaras, disponibilização de álcool e distanciamento social.

O evento é gratuito e a classificação é livre. “Nós convidamos a população a acompanhar esse espetáculo cultural. Já tivemos a entrega de um quadro, oficinas de teatro e sustentabilidade, e aos poucos os artistas contemplados pela Lei Aldir Blanc vão espalhando arte e cultura por toda Palhoça”, avalia o presidente da Fundação Municipal de Esporte e Cultura (FMEC), José Virgílio Junior (Secco).

No dia 4, a artista plástica Joh Mayara havia visitado a FMEC para entregar a obra “Nossa Palhoça”, um quadro que faz referência às belezas naturais e arquitetônicas do município, bem como a elementos das culturas indígena, açoriana e negra. A obra será exposta na futura Casa de Cultura do município, que irá funcionar no edifício da antiga Prefeitura, no Centro de Palhoça. O prédio se encontra em reforma, atualmente, justamente para receber o novo espaço cultural.


Maracatu Tamboritá

O grupo de Maracatu Tamboritá foi fundado em 2004 por alunos e dirigentes do curso de Naturologia da Unisul. Os participantes realizam apresentações, projetos e oficinas de maracatu em escolas e bairros de Palhoça e região, sendo presença constante em eventos de rua na Guarda do Embaú.

O maracatu é uma manifestação típica do folclore brasileiro, criada em meados do século XVII, inspirada em uma dança de origem africana, mas que também reúne elementos das culturas portuguesa e indígena.

É um ritmo musical, dança e ritual de sincretismo religioso, com origem no estado de Pernambuco, formado por um conjunto musical percussivo que acompanha um cortejo real. O espetáculo é repleto de simbologias e marcado pela riqueza estética e pela musicalidade.


A Lei Aldir Blanc

A Lei Aldir Blanc é uma lei federal criada para fomentar o setor da cultura de forma emergencial, diante do estado de calamidade pública provocado pela pandemia de Covid-19. O objetivo do edital é premiar, mediante contrapartida simbólica, agentes culturais prejudicados pela pandemia, através da criação de trabalhos artísticos e culturais.

As inscrições para o Segundo Edital de Premiação foram abertas no final de setembro e encerraram em 17 de outubro. O município de Palhoça tinha à disposição R$ 471.399 em recursos extraordinários exclusivos para o setor cultural, contemplados em editais preconizados pelo inciso III do artigo 2º da Lei Federal 14017/2020 (Lei Aldir Blanc), regulamentada em Palhoça pelo Decreto Municipal 2.882/2021.

Foram aprovadas as propostas de 148 agentes culturais, com trabalhos em diferentes áreas artísticas, como teatro, música e pintura, entre outras.

As propostas apresentadas foram avaliadas pela comissão especial de acompanhamento estabelecida pelo Decreto 2.882/2020.

Os aprovados receberam a missão de oferecer ao menos uma contrapartida simbólica ao município, a escolas públicas ou a instituições filantrópicas alocadas no município, até o prazo máximo de 30 de março de 2022.

As contrapartidas foram definidas em conjunto com o Conselho Municipal de Políticas Culturais, e poderiam ser organizadas em diversos formatos: live artística seguida de bate-papo sobre produção e execução do espetáculo e os desafios da carreira artística; apresentação híbrida, em meio presencial e também transmitida ao vivo em canal digital; apresentação pública em modo presencial; intervenção de arte urbana (pintura de murais, alocação de estátuas, obras de arte e similares), com a temática “Cultura em Palhoça”; workshop ou aula, a distância ou aula presencial; doação de produtos físicos elaborados pelo artista a escolas, associações de moradores, entidades beneficentes, secretarias do município ou outras instituições.

FONTE/CRÉDITOS: (Fonte: SECOM/PMP)
Comentários:
Henrique Harmonia (Interina: Josi Marcelino)

Publicado por:

Henrique Harmonia (Interina: Josi Marcelino)

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais
rcwtv
rcwtv

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )