O Festicidi - Festival Internacional de Cinema e Cultura da Diversidade chega à sua 3ª edição, de 19 a 22 de setembro de 2024, em Juiz de Fora/MG, no formato presencial!
3ª edição do Festicidi celebra a cultura da diversidade e do respeito
No dia 21 de setembro, às 16h30, durante a 3ª edição do Festicidi – Festival Internacional de Cinema e Cultura da Diversidade – em Juiz de Fora, será realizada a mesa "Cinema de Terreiro, por uma dialética audiovisual oposta ao racismo religioso". O evento, que acontece no Teatro Paschoal Carlos Magno, traz à tona a urgência de debater o racismo religioso e a representação das religiões de matriz africana no audiovisual brasileiro.
A marginalização e a demonização dessas religiões são problemas antigos, refletidos tanto nas narrativas midiáticas quanto na sociedade. Os ataques a terreiros e líderes religiosos de cultos afro-brasileiros, como o Candomblé e a Umbanda, são expressões violentas de um preconceito que encontra eco na mídia tradicional e no cinema. A mesa-redonda surge, portanto, como um espaço de resistência e diálogo, visando desconstruir estereótipos e criar narrativas que valorizem as culturas e espiritualidades afro-brasileiras.
A mesa "Cinema de Terreiro" é um convite para refletir sobre a representação das religiões afro-brasileiras no audiovisual e como o cinema pode ser uma ferramenta de resistência cultural e de combate ao racismo religioso.
Inscrições e Programação
As atividades do Festicidi são gratuitas, e as inscrições podem ser feitas através das redes sociais da Associação Cultural CineFanon. A programação completa, com detalhes das sessões de filmes e das oficinas, estará disponível no perfil oficial do evento https://www.instagram.com/festicidi.jf/ (Assessoria de Imprensa: Curso de Jornalismo Estácio Juiz de Fora)
FONTE/CRÉDITOS: Associação Cultural Cine Fanon
O texto acima expressa a visão de quem o escreveu, não necessariamente a de nosso portal.
Comentários: