Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Quarta-feira, 24 de Abril de 2024
rcwtv
rcwtv

Juiz de Fora

Vereadores propõem tarifa zero de ônibus aos domingos e feriados em JF

Por uma iniciativa conjunta de 18 parlamentares, a proposta quer viabilizar o transporte gratuito por meio dos subsídios aplicados no sistema e pelo Fundo Municipal de Transporte

Arthur Abrahão
Por Arthur Abrahão
Vereadores propõem tarifa zero de ônibus aos domingos e feriados em JF
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O direito ao transporte público de qualidade é um tema que permeia o trabalho da Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF), seja em ações de fiscalização ou na proposição e aprovação de leis. Desta vez, por um esforço conjunto da Casa Legislativa, 18 vereadores assinaram um projeto de lei (PL) que quer instituir a “gratuidade no transporte coletivo urbano, aos domingos e feriados”. A iniciativa foi lida em Plenário nesta sexta-feira, 18, durante a primeira Reunião Ordinária do oitavo Período Legislativo.

 

Na justificativa do projeto, algumas vantagens da tarifa zero foram destacadas, como o incentivo à integração social, ao oportunizar a participação em atividades culturais, de lazer e de convivência familiar; e ganhos para a economia local, com o turismo e o setor de alimentação fora do lar, por exemplo. “Dessa forma, as cidades se tornam mais inclusivas, permitindo que todos os cidadãos vivenciem plenamente a vida urbana, independentemente de sua condição socioeconômica”, relatam no texto.

Leia Também:

 

A capacidade financeira da proposta foi considerada. Os autores do PL ponderam que o Poder Público local já vem concedendo subsídios financeiros para as empresas que operam o sistema para o reequilíbrio econômico financeiro do contrato com o valor tarifário atual. “Assim, almeja-se que tal mecanismo seja condicionado à contemplação da tarifa zero aos domingos e feriados”, relatam na justificativa, destacando que, como meio auxiliar, o Fundo Municipal de Transporte poderá ser utilizado.

 

Na premissa de que nesses dias especiais há pouca atividade comercial, escolar e laboral, e os ônibus já trafegam em prejuízo tarifário, o aumento de usuários não ocasionaria suplementação da frota, em um primeiro momento. O texto está em tramitação nas comissões temáticas da Casa Legislativa e em breve será deliberado em Plenário.

 

Assinaram o projeto o presidente da CMJF, Zé Márcio-Garotinho (PV), e os vereadores André Luiz (REPUBLICANOS), Bejani Júnior (PODE), Cida Oliveira (PT), Cido Reis (PSB), Dr. Antônio Aguiar (UNIÃO) Julinho Rossignoli (PP), Juraci Scheffer (PT),  João Wagner Antoniol (PSC), Laiz Perrut (PT), Marlon Siqueira (PP), Maurício Delgado (UNIÃO), Nilton Militão (PSD), Pardal (UNIÃO), Protetora Kátia Franco (REDE), Tallia Sobral (PSOL), Tiago Bonecão (CIDADANIA) e Vagner de Oliveira (PSB).

 

Confira o PL completo clicando aqui

 

Mais informações: 3313-4734 - Assessoria de Imprensa

 

 

Mantenha seus amigos informados... Compartilhe esta matéria!

Acesse o nosso site 

https://www.rcwtv.com.br/

 

Receba notícias da RCWTV no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site! Participe do nosso grupo: https://chat.whatsapp.com/EeSJvQx8kVA3J3kMmSevMw

 

Curta e siga nossas redes sociais

#noticias de juiz de fora, #juiz de fora, #rcwtv, #noticias minas gerais, #pjf, #notícias em juiz de fora, #notícias em minas gerais, #noticias mg

Comentários:
Arthur Abrahão

Publicado por:

Arthur Abrahão

Jornalista formado pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora CES-JF em 2017.

Saiba Mais
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )