Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Sabado, 18 de Maio de 2024
rcwtv
rcwtv

Covid-19

URGENTE: Bicas, Juiz de Fora, Cataguases e mais 5 microrregiões de Minas regridem para a faixa roxa

A onda roxa não é opcional. De ordem compulsória, a faixa do Minas Consciente precisa ser adotada por todos os munípios da região.

Redação
Por Redação
/ 3317 acessos
URGENTE: Bicas, Juiz de Fora, Cataguases e mais 5 microrregiões de Minas regridem para a faixa roxa
Foto: Marcos Alfredo
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) definiu, por meio de reunião na noite desta quinta (11) com prefeitos de municípios da região, que as cidades da região de Juiz de Fora vão regredir para a onda roxa no programa Minas Consciente. A decisão valerá a partir deste sábado (13) para três microrregiões da macrorregião sudeste do estado, sendo: 

  • Juiz de Fora / Lima Duarte / São João Nepocumeno
  • Bicas / Santos Dumont
  • Cataguases / Leopoldina / Além Paraíba

Entre as medidas impostas está o toque de recolher das 20h às 5h e aos finais de semana. Apenas será permitido o funcionamento de serviços essenciais e a circulação de pessoas fica limitada aos funcionários e usuários desses estabelecimentos.

A onda roxa não é opcional. De ordem compulsória, a faixa do Minas Consciente precisa ser adotada por todos os munípios das regiões classificadas pelo governo. Dessa forma, Juiz de Fora, mesmo fora do Minas Consciente, deverá acatar as regras do programa.

Leia Também:

As informações a seguir foram retiradas da Agência Minas:

Microrregiões

Ainda durante reunião nesta quarta-feira, o Comitê determinou que as microrregiões de Saúde de Guanhães, Itabira, Manhuaçu e João Monlevade sigam as recomendações da onda roxa, como toque de recolher das 20h às 5h e aos finais de semana.

No último sábado (6/3), o grupo já havia decidido pela inclusão da microrregião de Ponte Nova na faixa mais rigorosa do plano Minas Consciente.

Onda roxa

Nessa fase – que, a princípio, tem duração de 15 dias – só é permitido o funcionamento de serviços essenciais e a circulação de pessoas fica limitada aos funcionários e usuários desses estabelecimentos. O deslocamento por qualquer outra razão deverá ser justificado e a fiscalização será feita com o apoio dos municípios e da Polícia Militar.

São considerados serviços essenciais:

  • Setor de alimentos (excluídos bares e restaurantes, que só podem via delivery);
  • Serviços de Saúde (atendimento, indústrias, veterinárias etc.);
  • Bancos;
  • Transporte Público (deslocamento para atividades essenciais);
  • Energia, Gás, Petróleo, Combustíveis e derivados;
  • Manutenção de equipamentos e veículos;
  • Construção civil;
  • Indústrias (apenas da cadeia de Atividades Essenciais);
  • Lavanderias;
  • Serviços de TI, dados, imprensa e comunicação;
  • Serviços de interesse público (água, esgoto, funerário, correios etc.)

Regras

As regras para os municípios que estiverem na onda roxa incluem a proibição de circulação de pessoas sem o uso de máscara de proteção, em qualquer espaço público ou de uso coletivo, ainda que privado; a proibição de circulação de pessoas com sintomas gripais, exceto para a realização ou acompanhamento de consultas ou realização de exames médico-hospitalares; a proibição de realização de reuniões presenciais, inclusive de pessoas da mesma família que não coabitam; e realização de qualquer tipo de evento público ou privado que possa provocar aglomeração, ainda que respeitadas as regras de distanciamento social.

 

Comitê

O Comitê Extraordinário Covid-19 foi criado especialmente para monitorar a situação da pandemia no estado e é presidido pelo secretário de Saúde, o médico Carlos Eduardo Amaral. O grupo conta ainda com o governador Romeu Zema, todo o secretariado do Executivo mineiro, representantes do Tribunal de Justiça, do Ministério Público do Trabalho, do Ministério Público de Minas Gerais, da Defensoria Pública, do Tribunal de Contas do Estado, entre outros órgãos estratégicos.

FONTE/CRÉDITOS: Portal RCWTV / Agência Minas
Comentários:
Redação

Publicado por:

Redação

Portal de notícias criado em novembro de 2020 para informar a população sobre acontecimentos da cidade de Juiz de Fora e região.

Saiba Mais
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )