A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) vai ofertar dois novos cursos de graduação: Inteligência Artificial e Engenharia Elétrica/Eletrônica. A decisão foi aprovada pelo Conselho Universitário (Consu) em reunião realizada na quarta-feira, 30 de julho. As primeiras turmas terão início no primeiro semestre de 2026, com vagas oferecidas pelo Vestibular Próprio e pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), com base no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Além dessas graduações, também foi aprovada a implantação do curso de Letras/Português no município de São Francisco. Com isso, a gestão atual da reitoria contabiliza a criação de seis novos cursos: Psicologia, Farmácia, Cinema e Audiovisual, Tecnólogo em Apicultura e Meliponicultura (em Bocaiuva), além das duas novas graduações anunciadas.
O reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, destacou que os novos cursos atendem às demandas da comunidade e do mercado de trabalho. “Com isso, a nossa universidade demonstra que está conectada com a inovação, a modernidade e as necessidades do mercado profissional, dentro do compromisso da nossa gestão”, afirmou.
Curso de Inteligência Artificial
Com 20 vagas semestrais e duração de quatro anos, o curso será vinculado ao Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET). A proposta é oferecer uma formação interdisciplinar, com ênfase em matemática, estatística e computação, aliada a competências em ética e responsabilidade social. O conteúdo abrange desde algoritmos e estruturas de dados até aprendizado de máquina, visão computacional, sistemas inteligentes e processamento de linguagem natural.
Disciplinas humanísticas e de gestão também farão parte da matriz curricular, com o objetivo de formar profissionais aptos a atuar em diferentes setores da economia, como tecnologia, saúde, finanças e indústria.
Curso de Engenharia Elétrica/Eletrônica
Também com 20 vagas por semestre, a graduação terá duração de cinco anos. O curso visa formar engenheiros com conhecimentos sólidos em eletricidade, eletrônica, modelagem e integração de sistemas. A grade curricular incluirá disciplinas como cálculo, física, circuitos elétricos, sistemas de controle, microcontroladores, eletrônica digital e estágios supervisionados em laboratórios.
Segundo o diretor do CCET, José Augusto dos Santos Neto, o curso vai preparar profissionais criativos e atualizados com as novas tecnologias. “O egresso deverá ser capaz de absorver e desenvolver inovações na área, com habilidades técnicas e científicas robustas”, explicou.
Na RCWTV, você encontra informação com responsabilidade e credibilidade. Acompanhe nossos conteúdos e fique por dentro das principais notícias de Juiz de Fora, Minas Gerais e do Brasil. Acesse www.rcwtv.com.br e entre também no nosso grupo de WhatsApp para receber atualizações direto no seu celular!
rcwtv, noticias de juiz de fora, noticias em juiz de fora, #rcwtv, #noticiasdejuizdefora, #jf, #juizdefora, #noticiasemjuizdefora, minas gerais, #minasgerais