Aguarde, carregando...

Sexta-feira, 09 de Outubro 2026

Eleições 2026

AO VIVO
Apurado: 0%
Aguardando início da apuração oficial...
Justiça

TSE ordena que Lula e Janja removam vídeos contra Flávio Bolsonaro

Ministros Nunes Marques e André Mendonça consideraram que as alegações de cortes em programas sociais não possuem base na realidade.

Redação RCWTV
Por Redação RCWTV
TSE ordena que Lula e Janja removam vídeos contra Flávio Bolsonaro
© Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) determinou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira-dama Janja removam das redes sociais vídeos com ataques ao senador Flávio Bolsonaro. Os ministros Nunes Marques e André Mendonça entenderam que as mídias veiculavam informações falsas sobre supostos cortes em programas sociais, sem respaldo na realidade da campanha eleitoral.

A decisão individual de Nunes Marques exige a retirada, em até 24 horas, de uma gravação publicada por Janja. O vídeo afirmava que Flávio Bolsonaro acabaria com o programa Farmácia Popular e estabeleceria uma jornada de trabalho de sete dias por semana.

Por sua vez, o ministro André Mendonça estipulou um prazo de três horas para a exclusão de uma peça publicitária da campanha de Lula. Sob o slogan “Se o Flávio vence, você perde”, a propaganda sugeria um corte drástico em benefícios sociais básicos.

Publicidade

Leia Também:

O material veiculado pela campanha petista apontava que o candidato do PL cortaria R$ 200 bilhões do orçamento. Segundo a peça, a medida afetaria diretamente projetos como o Pé-de-Meia, Minha Casa, Minha Vida, merenda escolar e o reajuste real do salário mínimo.

Limites da liberdade de expressão

Os magistrados ressaltaram que, embora a liberdade de expressão proteja críticas políticas, a divulgação de dados sem comprovação factual ultrapassa os limites legais. Mendonça ressaltou que o plano de governo de Flávio Bolsonaro prevê explicitamente a continuidade das políticas de assistência social.

As determinações de caráter liminar e monocrático ainda passarão pelo crivo do plenário do tribunal para validação definitiva.

FONTE/CRÉDITOS: Felipe Pontes – repórter da Agência Brasil

Comentários

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado, inclusive nas esferas civil e penal. Este site não se responsabiliza pelas opiniões de terceiros. Ao comentar, você concorda com os Termos de Uso e Privacidade.

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp RCWTV
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR