Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Sabado, 20 de Julho de 2024
rcwtv
rcwtv

Cultura e Entretenimento

Terceira noite mineira de Museus e Bibliotecas acontece nesta quinta (14/09), mas o evento é mensal

Terceira noite mineira de Museus e Bibliotecas acontece nesta quinta em 34 cidades espalhadas por todo Estado

Simone Carvalhal
Por Simone Carvalhal
/ 178 acessos
Terceira noite mineira de Museus e Bibliotecas acontece nesta quinta (14/09), mas o evento é mensal
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

 

A Noite Mineira de Museus e Bibliotecas propõe a extensão do horário de funcionamento dos equipamentos culturais em Minas Gerais uma vez ao mês, sempre na segunda quinta-feira. Um dos objetivos principais é que pessoas que trabalham ou estudam em horário comercial tenham a oportunidade de participar de exposições, saraus literários, clubes de leitura, encontros com escritores/as, oficinas de arte, exibições de vídeos, instalações culturais, performances artísticas, shows, apresentações de dança, espetáculos teatrais, realização de empréstimo de livros, dentre outras atrações, durante a semana.

A 3ª Noite Mineira de Museus e Bibliotecas tem ainda mais atrações do que a edição de agosto. Nesta quinta-feira (14/9), 49 equipamentos culturais distribuídos por 34 municípios mineiros oferecerão 58 atividades diversas. Os números representam um aumento de 21,43% nas cidades participantes e de 40% nas atividades oferecidas, o que mostra o sucesso do evento com o público e com museus e bibliotecas de todo o Estado.

Leia Também:

Nesta edição, equipamentos de 11 das 13 regiões de Minas Gerais ficarão abertos até às 22h, com programações noturnas como jogos, leituras, exposições, rodas de conversa, cinema e espetáculos musicais, entre outras. . O evento é realizado pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult/MG) e da Superintendência de Bibliotecas, Museus e Economia da Criatividade (SBMEC), com apoio da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) e da Diretoria de Museus (Dimus).

“A edição de agosto contou com uma variedade muito grande de atrações, incluindo saraus, rodas de conversa, apresentações musicais, visitas mediadas. Em setembro, teremos ainda mais atividades, em mais lugares, e esse sucesso só tende a aumentar. Essa iniciativa vem reforçar a importância dos espaços culturais como pontos de encontro e intercâmbio de ideias, promovendo um diálogo enriquecedor entre artistas, intelectuais e o público em geral”, declarou a Superintendente de Bibliotecas, Museus e Economia da Criatividade, Célia Iglesias Ramos.

Para o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, o evento amplia o acesso à cultura em todo o estado. “Nós queremos trazer o público que não tem o hábito de ir a museus e bibliotecas. Estender o horário à noite é uma forma de possibilitar isso, estimulando as pessoas a conhecerem e frequentarem ainda mais os espaços da cultura de Belo Horizonte e de outras cidades de Minas Gerais. Essa programação ainda pode fazer com que mais pessoas venham a Minas Gerais, e quem vive aqui poderá se programar para toda segunda quinta-feira do mês, já tendo em mente que haverá diversas atrações nesse dia. A ideia é viabilizar também não só uma ida ao museu, mas uma experiência, com as artes dialogando entre si e com os museus e bibliotecas. A música, o teatro e a literatura, em transversalidade, podem fazer com que mais pessoas se interessem e tenham um despertar para nossos espaços museológicos”, concluiu Oliveira.

Serviço
3ª Noite Mineira de Museus e Bibliotecas

Data: 14/9/2023 (quinta-feira)
Horário: 18h às 22h
Programação completa: aqui
Programação completa (acessível para pessoas com deficiência visual): aqui
Municípios participantes: Águas Formosas, Januária, Taiobeiras, Guarda-Mor, Patos de Minas, Lagoa Grande, Paracatu, Uberlândia, Monte de Santo de Minas, Varginha, Belo Horizonte, Contagem, Cordisburgo, Ipoema (Itabira), Ouro Preto, Santa Luiza, Paraopeba, Itambacuri, Leme do Prado, Cristina, Minduri, São José do Alegre, Poços de Caldas, Ipatinga, Juiz de Fora, Alto Jequitibá, São Geraldo, Viçosa, Itaguara, Itaúna, Lagoa da Prata, Morada Nova de Minas, Nova Serrana e Peçanha.

Programação do Circuito Liberdade

Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais
Praça da Liberdade, 21, Funcionários
Instagram: @bibliotecaestadualmg

18h às 21h - Exposição “Beirute: o Caminho dos Olhares”
Exposição de fotos de Dia Mrad que explora as consequências da explosão, capturando duas narrativas paralelas: a destruição dos edifícios históricos de Beirute e o marco zero da explosão, focando nos silos de grãos que atuaram como um escudo para a cidade. Atividade presencial. 

19h - Bate-papo: Noite dos Quadrinhos II
Nesta atividade os participantes terão a oportunidade de explorar o universo das histórias em quadrinhos. Reunindo pessoas interessadas na temática, será conduzida uma roda de conversa dinâmica, na qual serão compartilhadas HQs favoritas, discutidos estilos artísticos e narrativos diversos, além de explorar o impacto dos personagens e enredos das histórias em quadrinhos na cultura contemporânea.
Mediação: Afonso Andrade
Atividade presencial

19h - Jogos: Noite de RPG “Dungeons & Dragons”
Em uma emocionante sessão de Dungeons & Dragons, os participantes serão transportados para um mundo de fantasia épica. Neste RPG (Role-Playing Game), cada jogador assume o papel de um heroi único, com habilidades e personalidade próprias. O Mestre guiará a história, criando cenários e desaos enquanto os jogadores interagem, exploram e tomam decisões como seus personagens.
Mestre: Matheus Cruz
Atividade presencial

CâmeraSete - Casa da Fotografia de Minas Gerais
Av. Afonso Pena, 737, Centro
Instagram: @palaciodasartes
Tel: (31) 3236-7363

18h - Exposição “Um País Chamado Pará”
A mostra traz um panorama da fotografia contemporânea paraense, com imagens em suportes que questionam os processos de fotografia tradicionais, introduzindo alternativas diversas como foto-esculturas, vídeos e vídeo mapping, dos principais fotógrafos da cena do estado, em um recorte que engloba os últimos 30 anos dessa produção. A exposição contará com obras de 20 artistas da fotografia do estado do Pará.
Mediação: Educadores da Fundação Clóvis Salgado. Atividade presencial.

Centro de Arte Popular
Rua Gonçalves Dias, 1608, Lourdes
Instagram: @centrodeartepopular

19h às 20h - Visita mediada à exposição de longa duração
20h às 21h - Exibição dos curtas: “A terra, o canto, as mulheres do Jequitinhonha”; “Roda de Verso” e “Mulheres, cantigas e algodão”
Curtas produzidos pela Tingui, uma organização sem fins lucrativos que atua no desenvolvimento de projetos socioculturais e socioambientais visando proporcionar melhoria na qualidade de vida de moradores rurais do Vale do Jequitinhonha.

Espaço Cultural Escola de Design - UEMG
Rua Gonçalves Dias, 1434, Praça da Liberdade
Instagram: @uemg_ed | @eceduemg
Tel: (31) 99792-7221

19h30 - Exibição de Curta Metragem no Cine-Vista - Cinema a Céu Aberto
Curta Metragem - Título a ser definido, relacionado com a exposição - Roma Expo 2030, que está em cartaz no ECED. Atividade presencial.

Fundação Clóvis Salgado - Palácio das Artes
Av. Afonso Pena, 1537, Centro
Instagram: @palaciodasartes_
Tel: (31) 3236-7363

18h - Exposição “Jequitinhonha: Origem e Gesto”
A exposição "Jequitinhonha: Origem e Gesto" é um trabalho conjunto da Gerência de Artes Visuais e a Cia. de Dança do Palácio das Artes. Com curadoria de coreograa de Marco Paulo Rolla, a mostra é composta de um complexo artístico que propõe uma imersão no universo da cultura do Vale do Jequitinhonha.A Cia. De Dança Palácio das Artes participa deste espaço com a criação do espetáculo em dias específicos. A exposição conta com vários artistas e a mediação é feita pelos educadores da Fundação Clóvis Salgado.
Mediação: Educadores da Fundação Clóvis Salgado. Atividade presencial. 

18h - Exposição “Rendando Histórias”
A coleção “Rendando Histórias” é um encontro entre as mãos das rendeiras e as figuras da brincadeira do Cavalo Marinho, tradição da zona da mata pernambucana. As mulheres que se põem em roda para rendar, exercitar, produzir, preservar e difundir as tradições de um ofício que trouxeram dos seus lugares de origem, a Renda Renascença. A exposição ocupará a PQNA Galeria Pedro Moraleida.
Mediação: Educadores da Fundação Clóvis Salgado. Atividade presencial. 

20h -Teatro musical “A Bela e a Fera - Um Musical”
Dia 14 de Setembro chega ao Grande Teatro Cemig Palácio das Artes “A Bela e a Fera – Um Musical”, em uma única apresentação a superprodução baseada neste grande clássico dos contos de fadas, escrito por Madame de Beaumont, no século XVIII. Atividade presencial. 

A partir das 15h: 3ª Semana de Cinema Negro de Belo Horizonte
A Semana de Cinema Negro é um evento dedicado à exibição de obras cinematográficas produzidas por cineastas brasileiros, africanos e das diásporas. O objetivo é fomentar o intercâmbio cultural entre o Brasil e a África. Além disso, celebraremos o talento e a contribuição dos cineastas por meio de homenagens especiais, haverá oportunidade de aprendizado através de ações formativas e a disponibilização de um catálogo com ensaios dedicados às cinematografas apresentadas durante o festival.
Vários mediadores irão participar da atividade.
Atividade híbrida com transmissão pelo site: www.semanadecinemanegro.com.br

Memorial Minas Gerais Vale
Praça da Liberdade, 640 (Esquina com Rua Gonçalves Dias)
Instagram: @memorial.vale
Tel: (31) 3308-4000

20h - Mostra de filmes: A Cinemateca é Brasileira
A Cinemateca Brasileira vai percorrer o país com a mostra itinerante “A Cinemateca é Brasileira”. O projeto traz para Belo Horizonte, no Memorial Vale, o fillme: “Bacurau”, de 2019.
Atividade presencial.

MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal
Praça da Liberdade, 680 (Prédio Rosa)
Instagram: @mmgerdau
Tel: (31) 3516-7200

Até 22h - Visita ao museu
Uma oportunidade para explorar o Museu das Minas e do Metal, um local único que une patrimônio geológico e cultural em uma experiência envolvente. Descubra a fascinante jornada dos minerais através de atividades educativas e culturais, enquanto mergulha no diálogo entre ciência, tecnologia e sociedade. Atividade presencial

Museu dos Militares Mineiros
Rua dos Aimorés, 698, Funcionários
Instagram: @museudosmilitaresmineiros
Tel: (31) 99160-1314

18h30 - Apresentação da Academia Musical Orquestra Show (AMOS)
Apresentação musical com a banda da Polícia Militar de Minas Gerais: Academia Musical Orquestra Show, com grandes sucessos. Atividade presencial.

Museu Mineiro
Av. João Pinheiro, 342, Funcionários
Instagram: @museumineiro
Tel: (31) 98407-9444

19h - Visita mediada à exposição "Minas das Artes, Histórias Gerais".
Os mediadores do Museu Mineiro irão conduzir os visitantes por um percurso pela exposição de longa duração "Minas das Artes, Histórias Gerais", que conta um pouco da fundação, história e paisagens do estado de Minas Gerais.
Mediação: Saulo Marques e Henrique Vasconcelos. Atividade presencial. 

19h - Atração musical: Reggaytime SoundSystem
A Soundsystem de BH faz o resgate do melhor da música jamaicana e suas vertentes. O jardim do Museu Mineiro estará aberto para que os visitantes tragam suas cangas e façam seu piquenique, enquanto curtem o som. Atividade presencial. 
*Em caso de chuva, o evento será cancelado.

 

Gostou da matéria? Compartilhe com os amigos!

Acesse o nosso site

https://www.rcwtv.com.br/

Receba notícias da RCWTV no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site! Participe do nosso grupo:
https://chat.whatsapp.com/EeSJvQx8kVA3J3kMmSevMw

Curta e siga nossas redes sociais!

 

 

Comentários:
Simone Carvalhal

Publicado por:

Simone Carvalhal

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )