A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a suspensão da venda, distribuição e uso de lotes do detergente Ypê. A medida, que foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) na terça-feira (7), é devido a um ‘potencial risco de contaminação microbiológica’.
A decisão considera o comunicado da Química Amparo LTDA, fabricante da linha Ypê, sobre o recolhimento voluntário dos produtos nas versões Clear Care, Capim-limão, Limão, Maçã, Neutro e Coco. A empresa identificou um desvio em resultado de análise de monitoramento de parâmetro de produção que poderia levar a uma possível contaminação microbiológica.
No campo “motivação”, a Anvisa destaca que a medida é tomada com base nos artigos 6º, 7º e inciso I do art. 67 da Lei 6360, de 23 de setembro de 1976. Esta lei regula a vigilância sanitária a que ficam sujeitos os medicamentos, as drogas, os insumos farmacêuticos e correlatos, cosméticos, saneantes e outros produtos.
Estão na lista de detergentes suspensos da Ypê todos os lotes fabricados em julho, agosto, setembro, novembro e dezembro de 2022, com finais 1 ou 3. A Anvisa e a Química Amparo LTDA estão trabalhando juntas para garantir que todos os produtos afetados sejam retirados do mercado o mais rápido possível para garantir a segurança do consumidor.
Mantenha seus amigos informados... Compartilhe esta matéria!
Acesse o nosso site e receba notícias da RCWTV no Whatsapp. Participe do nosso grupo e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site!
Curta e siga nossas redes sociais.